Ombro amigo e escuta ativa: como desenvolver a arte do aconselhamento

Em seu dia a dia, você costuma ser procurado por familiares, amigos ou pessoas da comunidade para conversar sobre problemas que estejam passando? Nesses casos, como costuma reagir? Você se sente preparado para ampará-las ou acredita que também precisa de ajuda para poder acolhê-las da melhor forma?

Essas dúvidas estão mais presentes do que podemos imaginar na rotina de muitos educadores, profissionais de saúde, integrantes de movimentos da Igreja e pessoas que exercem cargos de liderança e gestão de equipes. 

Por um lado, há a vontade genuína de manter as portas abertas para receber quem precisa de apoio. Por outro, às vezes faltam recursos para saber como lidar com cada situação.

Como se preparar para o aconselhamento

Com o intuito de auxiliar essas pessoas e contribuir para a construção de uma sociedade mais fraterna e solidária, o INSECH disponibiliza o curso de Aconselhamento e Orientação Espiritual. Ele é aberto para quem vem de diferentes formações e experiências, com a proposta de estimular a escuta ativa e fornecer ferramentas para aproximação com o outro e um apoio mais estruturado.

Entre os benefícios da escuta ativa estão: estabelecimento de relações de confiança,  aumento da sensação de segurança, fortalecimento de relacionamentos interpessoais, melhorias em trabalhos realizados em equipe, redução de conflitos, comunicação mais eficaz e, sobretudo, desenvolvimento da empatia.

Tudo isso ajuda na multiplicação de oportunidades de diálogo de qualidade, assim como sugere a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021

>>> Saiba mais sobre a pós-graduação em Aconselhamento e Orientação Espiritual

Log In or Create an account