Mês da Bíblia de 2024 foca nos ensinamentos do livro de Ezequiel
Para o Mês da Bíblia de 2024, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traz uma mensagem de esperança e renovação.
Neste ano, o tema central é o livro de Ezequiel. Sobretudo o lema “Porei em vós meu espírito e vivereis” (Ez 37,14).
Aprendizados a partir dos relatos do profeta Ezequiel
O Livro de Ezequiel, um dos principais profetas da Bíblia, oferece profundos ensinamentos sobre a justiça divina, a responsabilidade individual e a esperança de renovação.
Além disso, o livro trata da importância da conversão e da abertura ao Espírito Santo (Ezequiel 36). Bem como da promessa de um novo começo, simbolizado pela visão do vale de ossos secos que ganharam vida (Ezequiel 37).
Em síntese, esses ensinamentos oferecem conforto e esperança, sublinhando a certeza de que, apesar das adversidades, há a promessa de renovação e restauração.
Sobre o Mês da Bíblia
No Brasil, a iniciativa do Mês da Bíblia é organizada pela Igreja desde 1971. A saber, setembro foi escolhido em virtude do Dia da Bíblia Católica, celebrado no dia 30 deste mês. A data faz referência a São Jerônimo, patrono das Sagradas Escrituras. Ou seja, ao responsável pela tradução deste conteúdo do grego e do hebraico para o latim.
De acordo com Dom Anuar Battisti, Arcebispo Emérito de Maringá (PR):
“A celebração do Mês da Bíblia tem como principais objetivos aproximar os fiéis da Palavra de Deus, promovendo uma leitura orante e reflexiva das Escrituras. Além disso, busca-se estimular a prática do estudo bíblico em comunidade, fortalecendo a fé e a missão evangelizadora da Igreja”.
Quer saber mais sobre a Bíblia e espiritualidade? Conheça os cursos do INSECH.