Pós-graduação em Liturgia – Turma 2022
Modalidade
Aulas 100% remotas (online), ao vivo.
Carga horária
360h
Duração
24 MESES
Investimento
1 + 23 X R$ 200
O estudo da liturgia, a partir da lex orandi e da lex credendi, constitui a “Theologia Prima” da Igreja. A fé da Igreja, segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1123), é anterior à fé do fiel, que é chamado a aderir a ela.
Quando a Igreja celebra a liturgia confessa a fé recebida dos Apóstolos e a nutre. Daí o adágio antigo: «Lex orandi, lex credendi: A lei da oração é a lei da fé» (Ou: «Legem credendi lex statuat supplicandi: A lei da fé é determinada pela lei da oração», como afirmou Próspero de Aquitânia [século V]). A lei da oração é a lei da fé, pois a Igreja reza conforme crê.
A liturgia é um elemento constitutivo da tradição santa e viva. Portanto, a ciência litúrgica, enquanto lugar teológico, busca aprofundar a inteligência do Mistério Pascal, dos conceitos e da realidade celebrativa eclesial, percorrendo as fontes bíblicas da liturgia, a história e suas bases antropológicas, dando ênfase ao movimento litúrgico e à reforma do Vaticano II, que constitui a retomada do principal tripé para a correta compreensão e vivência da liturgia: Lex orandi (a lei da oração); lex credendi (a inteligência da fé) e Lex Vivendi (a vivência cristã no cotidiano). Em outro, ter-se-á em conta os elementos fundamentais da teologia litúrgica: o mistério, o memorial, o tempo, o espaço, a arquitetura e a arte litúrgica.
Finalmente, destacar-se-á a assembleia eclesial como sujeito da celebração litúrgica e chamada a participar do Corpo de Cristo, realidade sacramental da fé e da oração que ela mesma celebra e da qual se nutre continuamente.
Deste modo, a pós-graduação em Liturgia (Pensar Deus liturgicamente) é uma proposta de estudo e pesquisa que visa conhecer a tradição litúrgica e a história da liturgia para melhor celebrar e viver a fé cristã.
1. Estudar a liturgia a partir dos princípios bíblicos e da revelação cristã, tendo como base a leitura espiritual, teológica e mistagógica dos Santos Padres;
2. Percorrer os diversos momentos históricos da litúrgica para compreender os grandes desafios da Liturgia expressos na Constituição Sacrosanctum Concilium, da base antropológica e dos ideais do Movimento Litúrgico;
3. Aprofundar a consciência do sentido da celebração da liturgia cristã, conhecendo os diversos tipos de celebrações e ritos presente no conjunto da liturgia cristã;
4. Aprofundar a importância dos elementos fundamentais da teologia litúrgica, a saber: o mistério, o memorial, a festa, o tempo, o espaço, a arquitetura, a música e a arte litúrgica;
5. Estar apto a organizar e animar uma equipe de pastoral litúrgica na comunidade eclesial.
Introdução geral à liturgia. Definição etimológica e natureza da liturgia cristã
A concepção de culto na Bíblia (Antigo e Novo Testamento)
História da Liturgia: Primórdios/Patrística
História da Liturgia Idade Média, Concílio de Trento e Movimento Litúrgico
História da Liturgia o Concilio Vaticano II: chave de leitura teológica da Sacrosanctum Concilium e a Reforma Litúrgica pós-conciliar
Os Ritos e as famílias litúrgicas, entre Oriente e Ocidente
Iniciação e Mistagogia
O sujeito da celebração: a assembleia litúrgica (“Raça eleita, sacerdócio régio, nação santa”- 1 Pd 2, 9)
Ação celebrativa: Rito, Ritual, Sinal e Símbolo
O Ano Litúrgico é Cristo (1ª etapa) – perspectiva teológica e litúrgica, história da formação do ano litúrgico e do domingo, festa, memorial festivo, Maria e os santos, solenidade, festa, memória obrigatória e facultativa
O Ano Litúrgico é Cristo (2ª etapa) – perspectiva teológica e litúrgica, história da formação do ano litúrgico e do domingo, festa, memorial festivo, Maria e os santos, solenidade, festa, memória obrigatória e facultativa
Liturgia das Horas: significado teológico e história
O Espaço Sagrado (1ª etapa) – Espaço Litúrgico: disposição dos espaços no edifício cultual
O Espaço Sagrado (2ª etapa) – Espaço Litúrgico: disposição dos espaços no edifício cultual
Livros litúrgicos e Eucologia
Arte Sacra – Cristo, a “Beleza que salva o Mundo”
Liturgia e Iconografia
Música Sacra/Litúrgica – Desenvolvimento teológico, litúrgico e pastoral
Paramentos, objetos litúrgicos e Alfaias do edifício cultual
Teologia litúrgica dos Sacramentos in genere (em geral)
Desenvolvimento histórico da liturgia da Palavra
Liturgia e sacrifício
Liturgia: Sacramentais, bênçãos e piedade popular
Espiritualidade litúrgica
As aulas serão ministradas aos sábados, das 8h às 17h, em formato remoto (online).
Ano 2022
07 de maio de 2022
04 de junho de 2022
02 de julho de 2022
06 de agosto de 2022
03 de setembro de 2022
01 de outubro de 2022
05 de novembro de 2022
03 de dezembro de 2022
Ano 2023
04 de fevereiro de 2023
04 de março de 2023
01 de abril de 2023
06 de maio de 2023
03 de junho de 2023
01 de julho de 2023
05 de agosto de 2023
02 de setembro de 2023
07 de outubro de 2023
04 de novembro de 2023
02 de dezembro de 2023
Ano 2024
03 de fevereiro de 2024
02 de março de 2024
06 de abril de 2024
04 de maio de 2024
01 de junho de 2024
Dr. Pe. Alfredo Rafael Belinato Barreto
É padre, co-fundador da Comunidade Monástica Oikokalos, comunidade religiosa de direito diocesano. Residente na Arquidiocese de Cascavel (PR) e professor no Instituto Teológico Arquidiocesano São João Paulo II, da Arquidiocese de Cascavel. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). É bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Curitiba. E doutor em Teologia nesta mesma instituição. Membro do Centro de Letras do Paraná. Atua na investigação das tradições cristãs primitivas e do desenvolvimento do cristianismo no mundo mediterrâneo. Pesquisa as fontes cristãs neotestamentárias e extra-bíblicas, e as diferentes tradições narrativas que integram o testemunho literário das primeiras comunidades cristãs.
Dr. Pe. Claudemir Afonso Caprioli
Possui graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Rainha dos Apóstolos de Umuarama (1996), graduação em Teologia pelo Seminário Arquiodiocesano Santo Cura de Ars (2000), especialização em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Teologia Sagrada: com Especialização Dogmático-Sacramentária pela Pontificium Athenaeum S.Anselmi de Urbe (2012), doutorado em Teologia (Docteur en Théologie) pela Faculté de Théologie et de Sciences Regigieuses de L’Institut Ca Catholique (2017), ensino fundamental – primeiro grau pelo Colégio Estadual Bento Mossurunga (1990) e ensino médio – segundo grau pelo Colégio Estadual de Umuarama (1993). Atualmente é Monge Co-fundador do Mosteiro Oikokalos; Professor de Liturgia e Sacramentos do Instituto Teológico São João Paulo II e Monge/Sacerdote da Arquidiocese de Cascavel. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Dogmática.
Dr. Sidney Damásio Machado
Possui mestrado (2008) e doutorado (2017) em Teologia Espiritual pela Pontificia Università Gregoriana. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Espiritual, linguagem simbólica, história da arte cristã e arte sacra (iconografia cristã – teórica e prática).
Dra. Elenira Moreira
Possui graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Pio XI (1993), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1997) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Atualmente é professora titular do Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Exegese, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Espiritual, Catequese, Novo Testamento, Igreja Católica.
Ms. Dom Marcony Vinícius Ferreira
Bacharel em Filosofia e Teologia. Especialista em liturgia pelo Instituto Teológico Pastoral da América Latina. Mestre em Liturgia pela Universidade Santa Cruz de Roma. Bispo auxiliar de Brasília.
Ms. Pe. Agnaldo Rogério dos Santos
Bacharel em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Ms. Pe. Carlos Gustavo Haas
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1985), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e mestrado em Liturgia – Pontifício Instituto Litúrgico (1994). Atualmente é membro da comissão Doutrina da Fé – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, perito da comissão de liturgia – Consejo Episcopal Latinoamericano, professor horista da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador do curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Liturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: liturgia, sacrosanctum concilium, igreja católica, eucaristia e igreja.
Ms/Doutorando Felipe Koller
Mestre (2017) e doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atuou como professor do Bacharelado em Teologia da Faculdade São Braz e do Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professor visitante da Faculdade São Basílio Magno (Fasbam) e da Católica de Santa Catarina. Possui graduação em Filosofia (2013) pela Faculdade Vicentina (FAVI). Pesquisa principalmente os seguintes temas: espiritualidade, magistério pontifício e arte litúrgica. É coordenador do Grupo de Leitura Partilhada Tomás Halík (GLPTH/PUCPR) e do Grupo de Estudos Marko Ivan Rupnik (Fasbam).
Ms/Doutorando Placimario de Souza Leite Ferreira
Mestre em Teologia Moral. Professor de Teologia, de Sagrada Escritura e de Filosofia. Consultor em performance, mentor de leitura e estudos e tradutor.
Coordenador:
Dr. Pe. Claudemir Afonso Caprioli
E-mail: pbrocaprioli@gmail.com
WhatsApp: (43) 99911-2500
Estudantes graduados em Teologia ou Ciências da Religião, padres, diáconos, pastores, religiosos/as, agentes de pastoral, catequistas, leigos/as em geral que querem aprofundar o seu conhecimento nas Sagradas Escrituras. Também aos que não são graduados em teologia é possível fazer o curso na modalidade de extensão.
Aulas interativas sincrônicas, ministradas pela plataforma Zoom. Gravação das aulas e disponibilização do link por um período de 15 dias, mediante justificativa da ausência durante a aula sincrônica. Disponibilização de material que permita o aprofundamento dos temas abordados e a autoavaliação em relação ao próprio aproveitamento.
Início das aulas:
Maio de 2022
Mais informações:
(43) 99911-2500 (Claudemir)