10 curiosidades sobre São Francisco de Assis

Você conhece a biografia de São Francisco de Assis? Sua trajetória de vida é um exemplo de conversão a favor dos menos favorecidos. 

Em seguida, confira algumas curiosidades a respeito desse santo que é um dos mais populares entre os católicos.

  1. Giovanni di Pietro di Bernardoni nasceu no dia 5 de julho de 1182 em Assis, na Itália. Filho de Pica Bourlemont e Pedro Bernardone Maricone, rico e conceituado comerciante de tecidos da cidade. Na ocasião do nascimento, o pai estava na França, por isso, quando retornou, rebatizou-o com o nome de Francesco, que significava “francês”.
  2. Até receber seu chamado de vida, Francisco usufruiu da riqueza proporcionada pelo pai, em meio a muitos bens materiais.
  3. Em sua juventude, Francisco fez parte do exército e esteve presente em duas guerras. Na segunda delas, chegou a ser feito prisioneiro por um ano. E foi nesse período de prisão que vieram à tona reflexões sobre injustiças que via ao seu redor.
  4. Quando voltou à liberdade, a prática da caridade passou a ser uma de suas prioridades. Chegou a doar tecidos da empresa de sua família aos pobres e vender parte deles a preços muito baixos, somente para arrecadar recursos para doações e restaurações de igrejinhas. 
  5. Foi acusado, pelo pai, de roubo. Buscou ajuda em uma igreja e chegou a ser perseguido. Então, retirou a roupa que vestia e renunciou à herança. 
  6. Há relatos de que Francisco ouviu o chamado de Deus em 1206, enquanto orava na igreja de São Damião. “Vá, Francisco, e restaure a Minha Casa”: a partir dessa mensagem que ele passou a desenvolver seu carisma e compreendeu que tratava-se de uma restauração da Igreja como instituição, para retornar aos reais ensinamentos de Jesus Cristo.
  7. Francisco escolheu, para sua irmandade, o nome de Ordem dos Frades Menores (OFM). Nesse sentido, o significado era que eles deviam se sentir os últimos, mesmo em comparação às menores criaturas. Sempre respeitando a importância do outro. Bem como de todos os seres vivos, como obras de Deus.
  8. Para compartilhar os ensinamentos de Jesus com o povo, Francisco utilizava diversos recursos didáticos, como palavras, símbolos e gestos. Em 1223, em uma de suas leituras, teve a ideia de usar a manjedoura e figuras esculpidas para criar um presépio.
  9. Francisco de Assis faleceu no dia 3 de outubro de 1223. Foi declarado santo pelo então papa Gregório 9º, dois anos depois.
  10. Em 2013, Jorge Mario Bergoglio tornou-se o primeiro Papa a adotar o nome de Francisco, em homenagem ao santo de Assis.
Pós Espiritualidade Franciscana - São Francisco de Assis

Log In or Create an account