Pós-graduação em Espiritualidade Franciscana – Turma 2023

Modalidade

AULAS 100% REMOTAS, ONLINE, POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE MEET.

Carga horária

360h

Duração

18 MESES

Investimento

1+16 de R$250

A espiritualidade franciscana goza de grande vigor e credibilidade na Igreja. O pontificado do Papa Francisco coloca em evidência os valores evangélicos que foram assumidos por Francisco de Assis e que são de grande relevância diante das crises e dificuldades enfrentadas pela sociedade contemporânea.

Com a alegria e o otimismo que brotam da teologia de base presente nos escritos dos fundadores do movimento franciscano, propomos um maior conhecimento de sua espiritualidade, para promover uma cultura de fraternidade, paz e justiça, em uma sociedade sedenta de autenticidade e respeito à vida.

O programa é pensado para o grande público, a todos os que desejam ampliar seu conhecimento sobre os valores e os princípios que orientam a visão franciscana de mundo, de homem, de Igreja, de fé, de cultura e de sociedade. Por meio do estudo crítico das fontes e da história do franciscanismo, é oferecida uma compreensão aprofundada da espiritualidade franciscana, evidenciando a atualidade e a relevância desta escola de espiritualidade.

  • Arquitetura e iconografia como fontes franciscanas
  • Formação do imaginário teológico de S. Francisco (Sociedade e Igreja medieval)
  • Introdução aos Escritos de São Francisco I: orações e cartas
  • Método de leitura das Fontes Franciscanas – Hagiografia franciscana I
  • Formação do imaginário teológico de S. Francisco II (Arte, trovadores, sonhos)
  • Métodos de oração franciscana
  • Franciscanismo e ecoespiritualidade bíblica
  • Francisco, homem litúrgico
  • Intr. aos Escritos de S. Francisco II: exortações e regras
  • História do Franciscanismo I: séc. XIII – XVI
  • Introdução aos Escritos de Santa Clara
  • Hagiografia franciscana
  • São Francisco, intérprete da Sagrada Escritura
  • A visão franciscana do homem
  • História do Franciscanismo II: séc. XVII a XX
  • Francisco, homem católico e apostólico (Visão de Igreja)
  • A visão franciscana do mundo
  • Missiologia Franciscana
  • O rosto feminino do carisma franciscano
  • Francisco e os salmos: o Ofício da Paixão
  • Francisco homem simbólico
  • O franciscanismo e os desafios do mundo contemporâneo
  • São Francisco no magistério do Papa Francisco
  • A herança da espiritualidade franciscana

Aulas nas sextas-feiras, das 19h às 22h30, e nos sábados, das 7h30 às 12h.

10 e 11 de março de 2023
24 e 25 de março de 2023
14 e 15 de abril de 2023
12 e 13 de maio de 2023
26 e 27 de maio de 2023
16 e 17 de junho de 2023
14 e 15 de julho de 2023
04 e 05 de agosto de 2023
18 e 19 de agosto de 2023
15 e 16 de setembro de 2023
29 e 30 de setembro de 2023
20 e 21 de outubro de 2023
27 e 28 de outubro de 2023
10 e 11 de novembro de 2023
24 e 25 de novembro de 2023
08 e 09 de dezembro de 2023

16 e 17 de fevereiro de 2024
01 e 02 de março de 2024
15 e 16 de março de 2024
05 e 06 de abril de 2024
19 e 20 de abril de 2024
03 e 04 de maio de 2024
17 e 18 de maio de 2024
07 e 08 de junho de 2024

Doutor e Mestre em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Diplomado em Bens Culturais da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Professor no Studium Teologicum em Curitiba, PR. Professor no Pontifício Ateneo Santo Anselmo de Roma e na Escuela Superior de Estudios Franciscanos de Madrid, Espanha.

Pós-Doutor pela Georgetown University, GEORGETOWN, Estados Unidos. Doutor em Teologia pela Pontificia Universitas Gregoriana, PUG, Itália. Professor da Faculdade de Teologia da PUC, Rio Grande do Sul.

Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Teologia pela Philosophisch-Theologische Hochschule St. Georgen Frankfurt am Main e Pós-Doutorado em Teologia pela PUC-Rio. Professor da Faculdade de Teologia da PUC-SP.

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Professor docente na Faculdade Vicentina – Favi, Curitiba – PR. Prof. docente no Studium Theologicum, Faculdade Claretiana, Curitba – PR. Professor de Teologia na Universidade Católica (PUCPR).

Mestre em Teologia Bíblica pela Universidade Urbaniana de Roma e Doutor em Teologia Bíblica pela PUC-Rio. Professor de Sagradas Escrituras e no Programa de Pós-Graduação em Teologia (PPGT) na PUCPR.

Doutor e Mestre em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Secretário Geral das Missões da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Doutor em Teologia pela PUCPR. Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). É bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-campus Londrina. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-campus Curitiba. Membro do Centro de Letras do Paraná. Atua na investigação das tradições cristãs primitivas e do desenvolvimento do cristianismo no mundo mediterrâneo. Pesquisa as fontes cristãs neotestamentárias e extra-bíblicas, e as diferentes tradições narrativas que integram o testemunho literário das primeiras comunidades cristãs.

Possui doutorado em História da Igreja pela Pontificia Universitas Gregoriana – Roma, Itália. Foi diretor do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis por dois mandatos (2007-2009/2010-2012). Atualmente é professor no Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis, RJ. Leciona as disciplinas História da Igreja Antiga e Medieval. É membro do Conselho Editorial da Revista Eclesiástica Brasileira. É Redator da Revista Grande Sinal. Atua em cursos sobre história da Igreja e da Ordem Franciscana em geral, história dos franciscanos na América Latina e no Brasil.

Doutor em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana, Roma. Mestre em teologia pela Universidad de Comillas, Madrid, Espanha. Professor da Escuela Superior de Estudios Franciscanos, Madri. Vice-secretário geral para a formação da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Santo Antônio, franciscanos, Igreja Medieval, sermões medievais e bestiários medievais.

Doutora e Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Gama Filho (UGF). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Chefe da Seção de Doutrina Arquivística do Arquivo Histórico do Exército no Rio de Janeiro. Colaboradora do Programa de Estudos Medievais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PEM UFRJ-UERJ).

Mestre e doutorando em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Professor de Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – Londrina).

Graduada em Teologia pela PUCPR. Especialização em Teologia Bíblica – Novo Testamento PUCPR. Mestre em Teologia pela PUCPR. Graduada em Curso de História e em Curso de Filosofia pela Faculdade Claretiano. Coordena e atua como docente na Pós-Graduação em Teologia Bíblica pela FAVI. Pastoralmente assessora cursos para formação de leigos, diáconos e sacerdotes no Brasil. Membro da equipe de redação do subsídio para os Grupos Bíblicos de Reflexão da Arquidiocese de Londrina e região. Atualmente é professora de Filosofia no Colégio Mãe de Deus, em Londrina (PR).

Mestre em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco. Pós-graduação Latu Sensu em formação para a vida religiosa pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, RS. Membro do Conselho Geral de Formação da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Mestre em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. Vice-mestre de Noviços da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Joinville, SC).

Bacharel em Teologia pela FAMIPAR. Pós-graduado em acompanhamento espiritual pelo Iates – faculdade União Ponta Grossa.

Coordenação
Frei Sidney Damasio Machado
Frei Rogério Goldoni

Estudantes graduados em Teologia ou em qualquer área das Ciências humanas, Padres, Diáconos, Pastores, Irmãs e Irmãos Religiosos, formandos de Congregações e Associações de inspiração franciscana, membros da Ordem Franciscana Secular, da Juventude Franciscana, agentes de pastoral, catequistas, público em geral que queira aprofundar o seu conhecimento do carisma e dos valores próprios do movimento franciscano.

Aulas interativas sincrônicas ministradas via plataforma de videoconferência. Gravação das aulas e disponibilização do link por um período de 15 dias, mediante justificativa da ausência durante a aula sincrônica. Disponibilização de material que permita o aprofundamento dos temas abordados e a autoavaliação em relação ao próprio aproveitamento.

TURMA CONFIRMADA

Início das aulas:
10 de Março de 2023

Mais informações:
(21) 99678-0101
(WhatsApp – Frei Rogério)

Apoio:

Log In or Create an account