Pós-graduação em Literatura do Novo Testamento e escritos dos Santos Padres (séc. II-VIII)

Modalidade

AULAS 100% REMOTAS (ONLINE), AO VIVO.

Carga horária

360h

Duração

24 MESES

Investimento

1+23 DE R$220

O interesse pelos escritos antigos referentes ao Cristianismo cresceu notavelmente no decorrer do século XX. Com o surgimento de novos métodos e abordagens destinados à investigação de textos primitivos, ampliaram-se, igualmente, as possibilidades de interpretação e compreensão das variadas tradições que integram a cultura cristã formada a partir da mensagem de Jesus Cristo.

Recolhendo essa demanda histórica por averiguação científica, o Concílio Vaticano II adotou como paradigma metodológico da reflexão e da ação eclesial o “retorno às fontes”, ou seja, reconheceu-se imperioso regressar às fontes bíblicas e patrísticas subjacentes ao universo cristão.

Assim sendo, o presente curso de pós-graduação une em único processo de reflexão e discussão dois âmbitos fundamentais da teologia cristã: o Novo Testamento e os escritos dos Padres da Igreja. Com relação ao Novo Testamento, serão abordados seu processo de formação, suas fontes, seu conteúdo e nuances próprias de cada autor. No que tange aos escritos dos Padres da Igreja, serão apresentados os principais conceitos dos seus escritos, os períodos, os autores, as obras de cada escritor, os métodos de leitura e abordagem da Sagrada Escritura por eles desenvolvidos e aplicados na estruturação do Depósito da Fé, bem como as heresias da antiguidade e a literatura apócrifa.

Na ciência teológica, os Padres da Igreja são estudados dentro de uma disciplina denominada “Patrologia”. Nesse tratado se estudam autores como Ambrósio de Milão, Agostinho de Hipona, Basílio de Cesareia, Gregório Magno e tantos outros. Esta matéria, pouco conhecida pelo público em geral, é agora proposta à pauta dos estudos de especialização como importante instrumental para análise do momento presente, carregado de instigantes questionamentos à fé e à prática cristã.

 Apresentar o processo de formação do Novo Testamento e a recepção do seu conteúdo nos escritos dos Padres da Igreja.

 Descrever a importância dos Padres da Igreja na definição do cânon do Novo Testamento.

 Analisar o lugar da Sagrada Escritura na constituição da doutrina cristã com base nos escritos dos Padres da Igreja.

 Investigar os comentários aos textos bíblicos elaborados pelos Padres da Igreja e seu método tipológico de leitura e interpretação.

Introdução ao Novo Testamento
O Evangelho de Marcos
O Evangelho de Mateus
O Evangelho de Lucas
O Evangelho de João
Os Atos dos Apóstolos
Os Escritos Paulinos e Cartas Pastorais
Carta aos Hebreus
Cartas Católicas
Escritos Joaninos: Cartas de João e Apocalipse
Introdução aos Padres da Igreja – conceitos
Os Padres Apostólicos: Clemente de Roma, Inácio de Antioquia, Policarpo de Esmirna, Didaqué, Carta do Pseudo-Barnabé
Os Padres Apologistas: Carta a Diogneto, Justino de Roma, Atenágoras de Atenas, Teófilo de Antioquia
Literatura martirial: atas dos mártires, paixões e legendas
Literatura apócrifa
Padres capadócios: Basílio de Cesareia, Gregório de Nissa, Gregório Nazianeno
Os Concílios Ecumênicos da Idade Antiga
Idade Áurea da Patrística: Ambrósio de Milão, Agostinho de Hipona, Leão Magno, Jerônimo, João Crisóstomo
Historiografia eclesiástica: Eusébio de Cesareia, Teodoreto de Ciro, Sozômeno, Sócrates de Constantinopla
Heresias da antiguidade
Tipologia: método de interpretação próprio dos Padres da Igreja

As aulas serão aos sábados das 8h às 17h.

2023
11 de fevereiro
11 de março
15 de abril
13 de maio
10 de junho
15 de julho
12 de agosto
9 de setembro
14 de outubro
11 de novembro
9 de dezembro

2024
10 de fevereiro
9 de março
13 de abril
11 de maio
15 de junho
13 de julho
10 de agosto
14 de setembro
5 de outubro
9 de novembro
7 de dezembro

2025
8 de fevereiro
8 de março

É padre, co-fundador da Comunidade Monástica Oikokalos, comunidade religiosa de direito diocesano. Residente na Arquidiocese de Cascavel (PR) e professor no Instituto Teológico Arquidiocesano São João Paulo II, da Arquidiocese de Cascavel. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). É bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Curitiba. E doutor em Teologia nesta mesma instituição. Membro do Centro de Letras do Paraná. Atua na investigação das tradições cristãs primitivas e do desenvolvimento do cristianismo no mundo mediterrâneo. Pesquisa as fontes cristãs neotestamentárias e extra-bíblicas, e as diferentes tradições narrativas que integram o testemunho literário das primeiras comunidades cristãs.

Possui graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Rainha dos Apóstolos de Umuarama (1996), graduação em Teologia pelo Seminário Arquiodiocesano Santo Cura de Ars (2000), especialização em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Teologia Sagrada: com Especialização Dogmático-Sacramentária pela Pontificium Athenaeum S.Anselmi de Urbe (2012), doutorado em Teologia (Docteur en Théologie) pela Faculté de Théologie et de Sciences Regigieuses de L’Institut Ca Catholique (2017), ensino fundamental – primeiro grau pelo Colégio Estadual Bento Mossurunga (1990) e ensino médio – segundo grau pelo Colégio Estadual de Umuarama (1993). Atualmente é Monge Co-fundador do Mosteiro Oikokalos; Professor de Liturgia e Sacramentos do Instituto Teológico São João Paulo II e Monge/Sacerdote da Arquidiocese de Cascavel. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Dogmática.

Possui Doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2008); Mestrado em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (2001); Graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1995), Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989). Atualmente é Assistente Doutor no Departamento de Teologia, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Bíblica, com atuação principalmente nos seguintes temas: Hermenêutica Bíblica, Evangelhos Sinóticos; Obra Lucana (Lc-At); Escritos Paulinos. Docente Permanente no Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUCSP. Docente na graduação em Teologia. Líder do Grupo de Pesquisa LEPRALISE (Leitura Pragmática-linguística das Sagradas Escrituras) registrado no CNPq. Diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da PUCSP (Quadriênio 2018-2021 e Quadriênio 2022-2025). Membro da Comissão de Análise de Conjuntura Eclesial da CNBB (2020- …).

Possui mestrado (2008) e doutorado (2017) em Teologia Espiritual pela Pontificia Università Gregoriana. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Espiritual, linguagem simbólica, história da arte cristã e arte sacra (iconografia cristã – teórica e prática).

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma IT – com pesquisa na área de metafísica e ateísmo prático (2019). Mestre em Filosofia e especialista em Filosofia da religião pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma IT (2018). Bacharel em Teologia (2012) e licenciado em Filosofia (2007). Atualmente leciona Metafísica e História da Filosofia Antiga na Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI – Mogi das Cruzes (SP). É fluente em inglês e italiano. Conhece latim, grego, alemão e espanhol.

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Missioneira do Paraná (2013) e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). Doutorando pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção (PUC-SP). Professor no Instituto Arquidiocesano de Filosofia e Teologia São João Paulo II (IFITEO) nas disciplinas de Introdução à Sagrada Escritura, Pentateuco, Livros Proféticos e Hebreus Cartas Pastorais e Cartas Católicas.

Mestre em Teologia Bíblica (PUCPR). Coordenadora de cursos de Pós-Graduação (Especialização) e de Extensão em Bíblia junto ao INSECH – Instituto de Educação, Cultura e Humanidades de Curitiba-PR.

Possui graduação (licenciatura) em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOSTE (Toledo, 1991) e mestrado em Exegese Bíblica – Pontifício Instituto Bíblico (Roma, 2003). Também possui graduação em Teologia – Curso Livre – pelo Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel – CINTEC (Cascavel, 1995). É sacerdote diocesano desde 1996 da Diocese de Toledo – PR. Atualmente é Pároco na Paróquia São Cristóvão, em Toledo, professor titular na Faculdade Eclesiástica São João Paulo II, de Cascavel; professor visitante no Centro de Estudos Teológicos São Paulo VI, de Cianorte; na Escola Diocesana de Teologia São João XXIII, de Umuarama; e na Faculdade Vicentina de Curitiba. É membro do Grupo de Reflexão da Ação Evangelizadora da Diocese de Toledo, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, assessor diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade e do Apostolado da Oração. É articulista das Revistas: Catedral, da comunidade católica da Arquidiocese de Cascavel, e também da Revista Cristo Rei, de Toledo.

Coordenação
Dr. Pe. Alfredo Rafael Belinato Barreto
Me. Pe. Thiago Cosmo da Silva

Agentes de Pastoral, Catequistas, Religiosos e Religiosas, Seminaristas e pessoas interessadas na ciência teológica e bíblica.

Aulas interativas sincrônicas ministradas pela plataforma Meet. Gravação das aulas e disponibilização do link por um período de 15 dias, mediante justificativa da ausência durante a aula sincrônica. Disponibilização de material que permita o aprofundamento dos temas abordados e a autoavaliação em relação ao próprio aproveitamento.

Início das aulas:
Fevereiro de 2023

Mais informações:
(44) 99909-1917
(Pe. Alfredo Rafael)

Log In or Create an account