Descubra 5 curiosidades sobre a figura cristã de Paulo

Sem dúvida, Paulo é um dos personagens mais importantes do Cristianismo, depois do próprio Jesus Cristo. 

Homem de personalidade forte, que ao mesmo tempo sabe “voltar atrás” e ressignificar seu caminho, iniciando como apóstolo, mas concluindo como servo de Cristo, se tornou o maior Apóstolo do início do Cristianismo. E continua anunciando a vida e salvação em Cristo Jesus até os dias de hoje, por força do Santo Espírito. Ser humano apaixonado… 

Assim fica fácil admirar Paulo, mas também, de certa forma, é possível identificar-se com ele! Como? Na medida em que ele se apresenta não como um ser humano ideal ou perfeito, mas como alguém que enfrenta dificuldades, reconhece suas limitações e fraquezas.

Além disso, inaugurando os escritos do Novo Testamento, as cartas de Paulo têm extrema importância para a vida cristã. De escritos imediatos às circunstâncias complicadas e necessidade de amadurecimento das comunidades, à profundidade de um tratado teológico, tudo isso temos em Paulo!

Para despertar ainda mais a curiosidade de quem tem interesse em mergulhar no estudo dessa figura cristã tão fascinante, a professora Cristina Aleixo Simões, mestre em Teologia, compartilha as cinco curiosidades a seguir.

1. Paulo era um judeu da diáspora

Prova disso é o uso do seu nome romano, seu recurso ao Antigo Testamento (AT) em grego, bem como a composição das suas cartas na língua grega.

2. Relação com a Septuaginta

Outro sinal que identifica Paulo como um judeu da diáspora é que a maioria das citações veterotestamentárias que ele faz em suas cartas estão de acordo com a Septuaginta (a Bíblia grega dos judeus).

3. Dois terços dos Atos dos Apóstolos referem-se a Paulo

Você sabia que o autor do livro dos Atos dos Apóstolos dedica dois terços da sua obra para falar de Paulo e sua missão? A intenção do escritor é claramente teológica.
Além disso, outra curiosidade é que o evangelista Lucas, quando escreve, encontra-se em uma Igreja que é, em grande maioria, de origem paulina. 

4. Paulo possui um nome semita

A saber, Paulo é apresentado no livro dos Atos dos Apóstolos por seu nome semita Saulo, do hebraico Saul, nome do primeiro rei do antigo Israel.

5. Aparência física de Paulo

“Os Atos de Paulo” é um escrito apócrifo datado entre os anos 185-195 d.C. O texto narra os feitos de Paulo no contexto de uma grande viagem. O mais curioso é a descrição física que apresenta do Apóstolo: “Homem de pequena estatura, calvo e de pernas tortas, porte nobre, sobrancelhas espessas e um nariz pequeno e pouco saliente” (3,2).

Formação sobre Paulo e as Cartas Paulinas

Ficou com vontade de descobrir mais?

Com o intuito de proporcionar conhecimento profundo sobre a pessoa de Paulo, sua experiência de fé, viagens missionárias, relacionamentos com tantos homens e mulheres, irmãos e irmãs de missão, o INSECH oferta pela primeira vez a pós-graduação em Paulo e as Cartas Paulinas.

Ao final do curso, os estudantes terão um conhecimento de quem foi o apóstolo Paulo e a riqueza do conteúdo e da teologia das suas Cartas, e saberão interpretá-las e atualizá-las para a realidade atual, com eficácia, colaborando com suas comunidades eclesiais.

O curso tem a coordenação da professora Ma. Cristina Aleixo Simões, na modalidade de aulas 100% remotas, ao vivo, com um time de professores mestres e doutores. Você pode participar de onde estiver, basta ter acesso à internet.

>>> Saiba mais e faça sua inscrição

Log In or Create an account