Mês das Vocações convida a ver a Igreja como uma sinfonia vocacional
Na Igreja Católica, tradicionalmente, agosto é o Mês das Vocações. Ou seja, um período dedicado especialmente à reflexão e à celebração dessas missões de vida. Momento propício para refletir sobre o chamado divino em nossos caminhos. Tempo de oração e discernimento, com o intuito de reconhecer e apoiar aqueles que dedicam suas vidas ao serviço de Deus e ao próximo. Bem como despertar novas vocações.
Em 2024, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto com o Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional, escolheu o tema “Igreja como uma sinfonia vocacional”. Complementado pelo lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38).
De acordo com os integrantes da comissão organizadora, a temática tem inspiração em uma frase do Papa Francisco, que fazia parte da mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2023.
“A nossa tônica, que é o primeiro passo vocacional, é a nossa oração, é o pedido que Deus nos faz para que a gente reze, para que Ele envie trabalhadores para sua Messe”, explica o padre Guilherme Maia Junior.
>>> Baixe o cartaz oficial do Mês Vocacional de 2024.
>>> Assista à gravação da live da CNBB que explicou o tema deste ano.
A saber, o Mês das Vocações é promovido desde 1981, pela CNBB, com o intuito de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional. Desde então, anualmente alguma temática relacionada a isso é abordada nessa época do ano.
Que possamos abrir nossos corações para ouvir a voz de Deus e responder com fé e coragem ao nosso próprio chamado.