Pós-graduação em Inteligência da Liturgia – Turma 2025
Modalidade
AULAS 100% REMOTAS (ONLINE)
Carga horária
360h
Duração
24 meses
Investimento
24x de R$ 250
O Estudo da liturgia, a partir da “lex orandi e da lex credendi” constitui a “Theologia Prima” da Igreja. A fé da Igreja, segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1123), é anterior à fé do fiel, que é chamado a aderir a ela. Quando a Igreja celebra a liturgia confessa a fé recebida dos Apóstolos e a nutre. Daí o adágio antigo: «Lex orandi, lex credendi: A lei da oração é a lei da fé» (Ou: «Legem credendi lex statuat supplicandi: A lei da fé é determinada pela lei da oração», como afirmou Próspero de Aquitânia [século V]). A lei da oração é a lei da fé, pois a Igreja reza conforme crê.
A liturgia é um elemento constitutivo da Tradição santa e viva. Portanto, a ciência litúrgica, enquanto lugar teológico, busca aprofundar a inteligência do Mistério Pascal, dos conceitos e da realidade celebrativa eclesial, percorrendo as fontes bíblicas da liturgia, a história e suas bases antropológicas, dando ênfase ao movimento litúrgico e à reforma do Vaticano II, que constitui a retomada do principal tripé para a correta compreensão e vivência da liturgia: Lex Orandi (a lei da oração); é Lex Credendi (a inteligência da fé) e a Lex Vivendi (a vivência cristã no cotidiano). Em outro, ter-se-á em conta os elementos fundamentais da teologia litúrgica: o mistério, o memorial, o tempo, o espaço, a arquitetura e a arte litúrgica. Finalmente, destacar-se-á a assembleia eclesial como sujeito da celebração litúrgica e chamada a participar do Corpo de Cristo, realidade sacramental da fé e da oração que ela mesma celebra e da qual se nutre continuamente.
A liturgia, no conjunto dos seus gestos e movimentos, nos seus textos e ritos, é portadora de sentido; contém e transmite uma visão e interpretação da existência humana, da fé, do próprio Deus. É neste sentido que propomos pensar a inteligência da liturgia para apreender valor da fé. Uma celebração não se dá a compreender só pela razão. Ação simbólica e ritual, dirige-se ao ser na sua totalidade, corpo e espírito, e apossa-se dele pelos seus cantos, pelo encontro com outrem, pela Palavra de Deus que nela ressoa, pelas luzes que iluminam as noites escuras da existência humana. Imergir na liturgia, como se entra na água batismal, é aprender a ouvi-la e saboreá-la, implicando os sentidos e envolvendo o corpo, pois afinal, a fé passa pelo corpo. A liturgia induz os que nela participam a uma peculiar percepção do espaço e do tempo. Comunica-lhes, de forma viva, um sentido da cultura e de Igreja. Estimula-os e modela-os por meio das suas palavras e da sua música, pelos movimentos em que ela os enleva.
Deste modo, a pós-graduação «A inteligência da liturgia: pensar Deus liturgicamente» é uma proposta de estudo e pesquisa que visa conhecer a tradição litúrgica e a história da liturgia para melhor celebrar e viver a fé cristã.
Conhecer a tradição litúrgica e a história da liturgia para melhor celebrar e viver a fé cristã.
Introdução geral à liturgia. Definição etimológica e natureza da liturgia cristã
A concepção de culto na Bíblia (Antigo e Novo Testamento)
História da Liturgia: Primórdios/Patrística
História da Liturgia – Idade Média, Concílio de Trento e Movimento Litúrgico
História da Liturgia – Concílio Vaticano II: chave de leitura teológica da Sacrosanctum Concilium e a Reforma Litúrgica pós-conciliar
Os Ritos e as famílias litúrgicas, entre Oriente e Ocidente
Iniciação e Mistagogia
Ação celebrativa: Rito, Ritual, Sinal e Símbolo
O Ano Litúrgico é Cristo (1ª etapa)
O Ano Litúrgico é Cristo (2ª. etapa)
Liturgia das Horas: significado teológico e percurso histórico
O Espaço Sagrado (1ª etapa)
O Espaço Sagrado (2ª etapa)
Livros litúrgicos e Eucologia
Do Missal Tridentino à 3ª edição do Missal atual.
Liturgia, Iconografia e Arte Sacra – Cristo, a “Beleza que salva o Mundo”
Música Sacra/Litúrgica – Desenvolvimento teológico, litúrgico e pastoral
Paramentos, objetos litúrgicos e Alfaias do edifício cultual
Teologia litúrgica dos Sacramentos in genere (em geral)
Desenvolvimento histórico da liturgia da Palavra
Os Lecionários Litúrgicos: significado teológico e percurso histórico
Liturgia e sacrifício
Liturgia: Sacramentais, bênçãos e piedade popular
Espiritualidade litúrgica
As aulas serão aos sábados, uma vez por mês, das 8h às 17h, a partir do dia 1º de fevereiro de 2025.
Dr. Claudemir Afonso Caprioli
Possui graduação em Teologia – Seminário Arquiodiocesano Santo Cura de Ars (2000), graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Rainha dos Apóstolos de Umuarama (1996), mestrado em Teologia Sagrada: com Especialização Dogmático-Sacramentária – Pontificium Athenaeum S.Anselmi de Urbe (2012) e doutorado em Teologia (Docteur en Théologie) – Faculté de Théologie et de Sciences Religieuses de L’Institut Catholique (2017), graduado em Psicologia pela Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Cascavel. Atualmente é professor: liturgia e sacramentos do Instituto Teológico São João Paulo II, professor convidado na Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), diretor espiritual do Seminário São José da Arquidiocese de Cascavel-PR. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Dogmática e Sacramentaria, Liturgia, Espiritualidade, Arte Sacra e Arquitetura e Psicologia.
Dr. Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida
Frequentou o curso de filosofia no seminário arquidiocesano de Londrina (PR) por um ano, completando-o nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo (1980-1982), onde também fez os estudos teológicos, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção (1983-1986). Foi ordenado presbítero na arquidiocese de São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1986, e sucessivamente incardinado na Diocese de Santo Amaro (SP), em 15 de março de 1989.
Em 1990, foi enviado a Roma para uma especialização em Direito Canônico. Em 1994, foi convidado para trabalhar no Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, exercendo a função de Adido de Secretaria até 2010. Em 2010, o Papa Bento XVI o nomeou prelado de honra de Sua Santidade e sub-secretário do Dicastério, função que exerceu até à nomeação episcopal. Na Santa Sé, foi comissário para a defesa do vínculo das causas de Matrimônio ratificado e não consumado (pela Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, competência que passou a seguir para a Rota Romana); membro da Comissão de Arbitragem e Conciliação do Ofício do Trabalho da Sé Apostólica (ULSA). Recebeu o título de doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, em Roma.
Foi ordenado bispo auxiliar de Brasília em 13 de julho de 2013 pelo cardeal Sergio da Rocha. Após a transferência de Dom Sergio da Rocha para a sede primacial de São Salvador da Bahia, Dom José Aparecido foi eleito dia 8 de junho de 2020 para a função de administrador diocesano de Brasília até dia 12/12/2020. Na CNBB, colaborou na tradução brasileira do Missal Romano e também integrou a comissão de elaboração do Novo Estatuto e Regimento da instituição. Desde 09 de setembro de 2023, é bispo da Diocese de Itumbiara, em Goiás.
Me. Dom Marcony Vinícius Ferreira
Estudou no Seminário Menor Bom Jesus, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, ambos em Brasília. Foi responsável pelo jornal litúrgico dominical O Povo de Deus (1989-2003 e 2006-2011) e Secretário Geral e Coordenador da Equipe de Liturgia do XVI Congresso Eucarístico Nacional (2010). Em 1989, fez um pós-graduação na área de Liturgia no Instituto Teológico Pastoral da América Latina – ITEPAL, em Bogotá. Especializou-se em Teologia Litúrgica, frequentando primeiramente o Pontifício Ateneu Santo Anselmo (1993-1996) e depois o Instituto de Teologia Litúrgica da Universidade Santa Cruz (2011-2012), em Roma. Em 19 de fevereiro de 2014, foi nomeado bispo titular de Vertara e bispo auxiliar de Brasília pelo Papa Francisco, sendo ordenado em 12 de abril de 2014, na Catedral de Brasília pelo Cardeal Arcebispo emérito de Brasília, Dom José Freire Falcão, tendo como co-consagrantes o então arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha e o Arcebispo Emérito de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, desempenhando a tarefa de Vigário Geral e gestor da Cúria Metropolitana. No Regional Centro-Oeste, é o bispo referencial para a liturgia. Em 12 de março de 2022 foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil.
Esp. Eduardo Faust
Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC 2004. Pós-graduado em Espaço celebrativo-litúrgico e arte-sacra na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Minas Gerais FAJE. 2009. Sócio fundador da empresa FAUST ARQUITETURA 2005. Assina a autoria de mais de 200 construções ligadas a Igreja em mais de 150 cidades em 15 estados no Brasil, México, Portugal, Timor Leste e Índia. Ministra palestras e Cursos em Arquitetura Sacra. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais (Chile, Itália, Portugal e Espanha). Professor de pós-graduação da FASBAM (Faculdade São Basílio Magno), em Curitiba.
Dr. Felipe Koller
Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor dos cursos de especialização da Faculdade São Basílio Magno (Fasbam), da Católica de Santa Catarina e do INSECH. Atuou como professor do Bacharelado em Teologia da Faculdade São Braz e do Centro Universitário Internacional (UNINTER). Possui graduação em Filosofia (2013) pela Faculdade Vicentina (FAVI). Pesquisa principalmente os seguintes temas: linguagem simbólica, arte litúrgica e magistério pontifício. É coordenador do Grupo de Leitura Partilhada Tomás Halík (GLPTH/PUCPR) e do Grupo de Estudos Marko Ivan Rupnik (Fasbam).
Me. Placimario de Souza Leite Ferreira
Mestrado em Teologia Moral, no campo da Ética das Virtudes e da Moral da Felicidade (“Virtue Ethics” and “Morality of Happiness”). Professor de Teologia, de Sagrada Escritura e de Filosofia, com mais de 20 anos de pesquisas e experiência no ramo. Atualmente, além de dedicar-se à formação bíblica com os “Bastidores da Bíblia”, presta Consultoria de Performance, oferece Mentoria de Leitura e Estudos, e também é tradutor profissional.
Me. Edson Ternoski
Possui graduação em Teologia pela Studium Theologicum (2011), graduação em Filosofia pela Studium São Basílio – Instituto Basialiano de Filosofia, OSBM (2007), mestrado em Ciências Eclesiásticas Orientais – Liturgia pelo Pontificio Istituto Oriental (2015) e ensino médio/segundo grau pelo Colégio Estadual Padre Jose Orestes Preima (2004). Atualmente é professor titular do Claretiano Centro Universitário, Reitor do Seminário Maior São Josafat da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, Vigário Paroquial da Catedral S. João Batista da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, Membro do Conselho Presbiteral da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, Ecônomo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista e Coordenador da Pastoral da Liturgia da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista. Tem experiência na área de Teologia.
Dr. Pe. Eli Ferreira
1997 – 1999 – Estudou Teologia no Institutum Sapientiae, Anápolis – GO; 1999 – 2000 – Estudou Filosofia no Institutum Sapientiae, Anápolis – GO; 2001 – Ordenação Presbiteral na Catedral do Senhor Bom Jesus, Anápolis – GO; 2001 – 2002 – Professor e Vice-Diretor no Instituto Católico de Teologia Santo Tomás de Aquino; 2004 – 2009 – Professor de Teologia Pastoral no Institutum Sapientiae, Anápolis – GO; 2004 – 2010 – Reitor do Seminário Maior Diocesano Imaculado Coração de Maria, Anápolis – GO; 2012 – 2015 – Pós-graduação Stricto Sensu – Doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade de Santa Cruz – Roma; 2017 – …. Professor do Institutum Sapientiae; 2019 – 2024 – Professor da Faculdade Católica de Anápolis – GO; 2021 – 2026 – Juiz Auditor do Tribunal Diocesano de Primeira Instância de Anápolis – GO.
Coordenação:
Dr. Claudemir Afonso Caprioli
pensardeusliturgicamente@gmail.com
(43) 99911-2500
Estudantes graduados em Teologia, Padres, Diáconos, Religiosos/as, Seminaristas, Agentes da Pastoral Litúrgica, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, Catequistas, Arquitetos, Artistas e Leigos/as em geral que querem aprofundar o seu conhecimento na Liturgia, História litúrgica, Arte sacra e Espaço Litúrgico.
Aulas interativas sincrônicas ministradas pela plataforma Zoom, com a gravação e disponibilização da aula por 30 dias. Disponibilização de material que permita o aprofundamento dos temas abordados e a autoavaliação em relação ao próprio aproveitamento.
Início das aulas:
Fevereiro de 2025
Mais informações:
(43) 99911-2500
Pe. Claudemir