O que podemos aprender com Santa Ana e São Joaquim?

Você sabia que a escolha do Dia dos Avós tem origem bíblica? A data de 26 de julho foi instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX, com o intuito de homenagear Santa Ana e São Joaquim. Ou seja, os pais de Maria, a mãe de Jesus. 

Anteriormente, apenas o dia de Santa Ana era comemorado. Somente em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos.

Fé, paciência, confiança e superação

“Ambos os santos, chamados padroeiros dos avós, foram pessoas de profunda fé e confiança em Deus. Segundo a tradição, o casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina. Joaquim e Ana que viviam uma vida de fé e de temor a Deus foram, então, abençoados com o nascimento de Maria” (portal da CNBB).

Na mesma reportagem do site da CNBB, Dom Pedro Carlos Cipolini explica o simbolismo dessa história e apresenta algumas lições que podemos aprender. De acordo com o bispo de Santo André (SP), Ana e Joaquim são representantes da fé que espera a realização das promessas de Deus. Por isso, nos servem de “fonte de inspiração na vida cotidiana, pois nos ensinam a esperar o tempo de Deus”. 

Significado dos nomes

A saber, o nome Ana significa “graça” em hebraico. O nome Joaquim, por sua vez, traz a seguinte mensagem: “Javé prepara ou fortalece”. Significados adequados à história que construíram juntos, não é verdade?

Inspiração para o INSECH

Ao longo dos anos de existência do Instituto de Educação, Cultura e Humanidades, tivemos a graça de contar com alunos de diferentes perfis. Mas há uma característica que nos chama a atenção: a quantidade de estudantes mais maduros, que escolhem nossos cursos de pós-graduação depois de já terem construído variadas carreiras e vivido experiências dentro e fora da Igreja. Pessoas que não se deixam intimidar pela idade ou pela trajetória de meses de estudo. De certa forma, que compreenderam o tempo de Deus em suas vidas.

Por que escolhemos o dia 26 de julho para o lançamento da nova marca do INSECH? Para dizer aos nossos alunos e demais interessados em nossos cursos que nunca é tarde para quem quer se dedicar a aprender e mergulhar na compreensão de sua fé e dos conteúdos que permeiam a missão da Igreja Católica. Estamos aqui para acompanhar quem quer percorrer essa jornada.

Log In or Create an account