Atividade de extensão: participe do curso sobre sinodalidade e missão

O Instituto de Educação, Cultura e Humanidades (INSECH), o Centro Cultural Conforti e a Rede Latino-Americana de Missiológos e Missiólogas (Relami) se uniram para ofertar uma série de cursos de extensão e na modalidade online, com o intuito de promover espaços de diálogo e capacitar pessoas para a ação missionária.

A primeira formação traz como tema “SINODALIDADE E MISSÃO: Repensar a missão a partir da sinodalidade e vice-versa”. Ele será ministrado pelo Pe. Estêvão Raschietti e pelo Pe. Joachim Andrade. 

O curso é destinado a coordenadores e animadores de Conselhos Missionários Regionais, Diocesanos e Paroquiais, bem como a agentes de Pastoral que se dedicam a promover iniciativas de formação em suas comunidades. 

Marque na agenda: a atividade será realizada de 21 a 25 de março de 2022, das 19h30 às 21h

Por que estudar esse tema?

“Sinodalidade” é a palavra do momento. Uma palavra programática e paradigmática para o Pontificado de Francisco, mas que pode passar como um inofensivo modismo epocal, ou pode ser destinada a mudar profundamente os rumos da Igreja e de sua ação evangelizadora. 

O Papa insiste claramente sobre esta tecla desde o primeiro dia de seu Pontificado, apontando para uma Igreja em que é preciso rebaixar-se para se colocar a serviço, constituindo assim uma comunidade de iguais, irmãos e irmãs corresponsáveis no mesmo Povo de Deus, discípulos missionários em atitude de escuta, de acolhida e, sobretudo, de comunhão itinerante e missionária (EG 23).

O perigo talvez possa estar em entender a sinodalidade como algo interno à Igreja, como resposta a demandas de atualização, de reconhecimento, de participação por parte de leigos, mulheres, casais de segunda união, etc., deixando um pouco de lado a relação entre a ação evangelizadora e as grandes questões da humanidade da nossa época.

Quais deveriam ser, então, as desejáveis implicações e as possíveis evoluções desse debate na projeção missionária da Igreja para o mundo? Em que sentido a proposta da sinodalidade não diz respeito apenas a um novo arranjo eclesial, mas também pode expressar algo significativo “para fora”, para a sociedade mundial contemporânea? Até que ponto as nossas igrejas serão capazes de se alinhar a essa perspectiva, confiando na luz, na força e na ação surpreendente do Espírito? 

Objetivos da formação

O objetivo geral é introduzir os participantes à temática da sinodalidade em suas implicações com a missão, para fortalecê-los em sua consciência e prática missionária, e capacitá-los a promover iniciativas de formação em suas comunidades, paróquias e dioceses.

Como objetivos específicos, temos:

  • Oferecer indicações, textos e instrumentos para assessoria qualificada nas igrejas locais.
  • Apresentar a sinodalidade como dimensão essencial para a missão hoje.
  • Destacar a mudança paradigmática da sinodalidade para um novo conceito de missão.

Saiba mais sobre os assessores 

Pe. Estêvão Raschietti é missionário xaveriano, italiano que vive há mais de 30 anos no Brasil. Mestre em Teologia Dogmática com concentração em Missiologia, pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (São Paulo), doutor em Teologia com concentração em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUCPR. Foi secretário executivo do Centro Cultural Missionário da CNBB. Atualmente, é diretor do Centro Cultural Conforti de Curitiba (PR).

Pe. Joachim Andrade é missionário do Verbo Divino, indiano que está no Brasil desde 1992, especializado em Dança Clássica Indiana estilo Bharata Natyam pelo Institute of Performing Arts, Mumbai, Índia. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná, doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP. Atuou no Brasil como formador, animador missionário e vocacional, e Superior Provincial da Província Brasil Sul do Verbo Divino (PR). Atualmente é professor na PUCPR. 

O que você vai aprender

  • Segunda, 21 de março: SINODALIDADE COMO REALIDADE ESTRUTURAL DA IGREJA. A reforma quista por Francisco.
  • Terça, 22 de março: SINODALIDADE, CONVERSÃO PASTORAL E MISSÃO. Para uma ação e uma articulação coerente com o concílio respeito a tudo e a todos (DSD 30).
  • Quarta, 23 de março: A CAMINHADA SINODAL LATINO-AMERICANA. Desafios e perspectivas a partir da última Assembleia celebrada na Cidade do México.
  • Quinta, 24 de março: O CLERICALISMO QUE PARALISA A IGREJA EM SAÍDA. O distanciamento do modelo pastoral do Vaticano II e da tradição libertadora latino-americana.
  • Quinta, 25 de março: ELEMENTOS BÁSICOS E PERSPECTIVAS PARA UMA IGREJA SINODAL EM SAÍDA. Escuta, aprendizagem, habitar as fronteiras, participar dos projetos de vida dos povos.

Cada encontro será composto por uma hora de exposição online, pela plataforma virtual Zoom, seguida de debate. Os inscritos receberão textos, apresentações e vídeos utilizados nas aulas.

Inscrições

A taxa de inscrição para a atividade é de R$ 50. A confirmação da inscrição será efetivada após depósito por boleto bancário.

>>> Clique aqui para fazer sua inscrição.

Os participantes terão direito a certificado de participação.

Se tiver alguma dúvida ou quiser receber mais informações, entre em contato pelo e-mail insech@insech.com.br

Log In or Create an account