Tempo do Advento: saiba mais sobre o significado e a importância deste período

No Ano Litúrgico, o Advento é o tempo de preparação para o Natal. As quatro semanas que antecedem a data em que a Igreja celebra o nascimento de Jesus são oportunidades para aprofundar reflexões, renovar esperanças e abrir o coração para acolher o Salvador.
A seguir, confira o texto da professora Cristina Aleixo Simões, mestre em Teologia, a respeito do significado deste período tão importante. Ela faz parte do corpo docente dos cursos de pós-graduação em Espiritualidade do INSECH.
A paz de Cristo!
“Iniciamos o tempo litúrgico do Advento, que quer dizer “chegada”. A chegada do amor pleno de Deus concretizado na pessoa Jesus Cristo.
Ao mesmo tempo em que nesse tempo litúrgico somos convidados a refletir esse mistério grandioso, é interessante recordarmos a primeira “chegada” de Deus na história do seu povo, quando o Senhor libertou Israel da escravidão no Egito, revelou seu nome Santo e conduziu-os pelo caminho do deserto até chegar na terra da promessa.
E foi assim em toda história de Israel, inclusive nos momentos mais difíceis, Deus sempre se fez presença entre seu povo, que foi escolhido para ser sinal de amor e vida para todos os povos da terra. Até que o tempo foi levado a sua plenitude na chegada do Deus menino, Jesus Cristo, trazendo-nos a salvação.
Em Jesus Cristo a esperança e a libertação se encontraram definitivamente. Ele é o Emanuel, o Deus que permanece conosco.
Na certeza que o Cristo já chegou, a Igreja sempre vive esse momento com o coração alegre e consciente do seu protagonismo, responsável por fazer o Reino de Deus chegar a todas as pessoas.
Especialmente nesse ano de 2020, no qual esperamos pela chegada de um mundo curado e mais fraterno, nos enchemos mais uma vez de alegria porque sabemos Deus sempre é Emanuel (Deus conosco)”.
Cristina Aleixo Simões