O que entendemos por liturgia? E por que razão estudá-la?
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, originalmente, a palavra liturgia significa “serviço de e em favor do povo”. Nesse sentido, na tradição cristã, significa que o “povo de Deus faz parte da obra de Deus” (conforme CIC, 1069). Ou seja, por meio do anúncio do Evangelho e dos atos litúrgicos, a comunidade compartilha da presença divina.
Em outras palavras, a liturgia é a maneira pela qual os cristãos celebram o mistério da morte e ressurreição de Cristo e renovam constantemente a sua fé e o seu culto a Deus. Isso engloba todo o conjunto de ritos e cerimônias sagradas, como por exemplo a eucaristia e demais sacramentos.
Liturgia e fé
Sem dúvida, existe uma relação indissociável entre liturgia e fé. Pois sem a liturgia e os sacramentos, a profissão de fé seria incompleta, sem os momentos de proclamação e celebração da presença de Jesus Cristo entre nós.
“Por outro lado, a ação litúrgica nunca pode ser considerada genericamente, prescindindo-se do mistério da fé. A fonte da nossa fé e da liturgia eucarística, de fato, é o mesmo acontecimento: o dom que Cristo fez de si mesmo no mistério pascal” (Bento XVI, Sacramentum Caritatis, 34).
Conexão com Deus
Vale lembrar que, assim como a vida é dinâmica e oferece oportunidades de amadurecimento, a história da liturgia também reflete as diferentes épocas. Desde o Concílio Vaticano II, houve uma significativa renovação, tanto para fortalecer os significados junto à Sagrada Escritura quanto para que mais pessoas pudessem participar da liturgia de forma mais ativa.
Afinal, a liturgia não deve ser enxergada como algo rígido e meramente protocolar. Pelo contrário, ela é um caminho que proporciona maior conexão com Deus.
Pós-graduação em Liturgia
Você participa da liturgia em sua comunidade e gostaria de aprofundar os conhecimentos nessa área? Veja mais informações e faça sua inscrição em nosso curso de pós-graduação em Liturgia.