Campanha da Fraternidade 2023 chama a atenção para a fome

Como é de costume, a Campanha da Fraternidade traz à tona aspectos que exigem atenção na sociedade. E, além disso, de ações para tornar a realidade melhor, sobretudo para quem mais precisa. 

Em 2023, o tema é “Fraternidade e Fome”. Complementado pelo lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). 

A saber, esta é a terceira vez que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe a temática. Isso porque ainda temos muito a fazer para que todos tenham uma vida digna, com garantia de direitos e condições básicas de saúde e bem-estar. 

Por que devemos falar sobre a fome?

De acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no Brasil. O país voltou a figurar no Mapa da Fome da ONU em 2015, apenas um ano após ter saído deste levantamento. 

Para quem vive diariamente a realidade de insegurança alimentar, é urgente a mobilização por ações que possam minimizar os impactos desses dados alarmantes. Assim como o debate em torno das causas que geram esse sofrimento para uma parcela tão grande de pessoas.

Mensagem do Papa Francisco

Nesse Tempo da Quaresma, o Papa Francisco pede, aos católicos brasileiros, que pensar sobre a fome seja uma atitude constante. E que assumamos um compromisso com Cristo, de enxergá-Lo em todos aqueles que passam fome.

Materiais sobre a campanha

Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, apresenta o chamado deste ano:

A CNBB também disponibiliza uma série de vídeos em seu canal do Youtube, como um curso virtual de formação com o intuito de auxiliar quem quer aplicar os princípios defendidos pela campanha. Bem como multiplicar esses conhecimentos em suas comunidades.

Clique aqui para ver mais conteúdos e acompanhar as novidades.

Log In or Create an account