Pós-graduação em Catequese e Iniciação à Vida Cristã – Turma 2024

Modalidade

PRESENCIAL EM CASCAVEL (PR) E TRANSMISSÃO AO VIVO

Carga horária

360h

Duração

20 MESES

Investimento

24x DE R$250

Coordenação

Dr. Alfredo Rafael Belinato Barreto
(44) 99909-1917
alfredobelinato@yahoo.com.br

A partir da renovação pastoral proposta pelo Concílio Vaticano II e pelas Conferências da América Latina, das propostas do Documento 107 da CNBB: “Iniciação à Vida Cristã, itinerário para formar discípulos missionários” e dos anseios das comunidades locais, é urgente desenvolver processos formativos autênticos para os que assumem a missão de dar a conhecer Jesus Cristo e transmitir os tesouros da fé. A valorização da catequese foi ainda mais reconhecida quando o Papa Francisco instituiu oficialmente o ministério do Catequista.

Por conseguinte, a catequese vem recebendo da Igreja no Brasil uma crescente valorização no momento em que cresce o número de catequistas que se dedicam com grande afinco a esse ministério vital para a educação da fé, na esperança e na caridade, daqueles que optam por Jesus Cristo.

Nesse sentido, o presente curso de pós-graduação lato sensu vem ao encontro das urgentes necessidades da formação de pessoas destinadas à dilatação do Evangelho no itinerário catequético. Deste modo, o curso, mediante seu conteúdo e metodologia, se propõe a transformar a sociedade por meio de valores cristãos; oferecer uma formação do ponto de vista bíblico, teológico e pastoral catequético; colaborar fielmente com os presbíteros e diáconos para que possam “ser animados por um verdadeiro entusiasmo apostólico”; estabelecer o processo formativo necessário e os critérios normativos para o acesso ao mesmo, encontrando as formas mais coerentes para o serviço e em conformidade com o Motu próprio “Antiquun ministerio” que poderá também ser recebido, com base no próprio direito particular, pelas Igrejas locais.

– Oferecer formação sólida e transdisciplinar aos catequistas, docentes, a fim de lhes permitir uma atuação qualificada, fecunda e atualizada para que respondam aos desafios do tempo presente de maneira fidedigna ao Evangelho e ao Reino. Que estejam qualificados e motivados ao fomento da Vida Cristã, formando verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo.

– Subsidiar teórica e pastoralmente catequistas, coordenadores e assessores na área de catequese e capacitá-los para promover ações educativas da fé em resposta ao contexto histórico atual.

– Oportunizar aprofundamento no conhecimento da doutrina e prática cristã e vincular teologia da Revelação com a dimensão existencial da fé vivida no presente do marco histórico atual.

– Compreender o processo de iniciação à vida cristã como opção teológico-pastoral da Igreja no Brasil como paradigma fundamental da missão evangelizadora.

O ministério do catequista
Os Sacramentos da Iniciação Cristã
Catecumenato: história e redescoberta pelo Vaticano II
Os tempos e as etapas da Iniciação Cristã segundo o RICA
O Catecismo da Igreja Católica: Credo, Sacramentos, Mandamentos e Oração
Catequese e Cristologia
Catequese e Eclesiologia
A história da salvação no AT e no NT
Catequese inclusiva
Catequese e Doutrina Social da Igreja
Catequese e Teologia da Criação
Pedagogia, didática e metodologia da catequese
História da catequese e documentos da Igreja sobre a catequese
Temas de psicopedagogia catequética e das idades
Religião, sociedade e cultura (campo religioso brasileiro)
A interpretação da Bíblia na Igreja
Leitura orante da Bíblia
Transtornos emocionais: acompanhamento catequético e pastoral
Planejamento pastoral
Coordenação: formação de liderança catequética

As aulas serão ministradas no Instituto Arquidiocesano de Filosofia e Teologia São João Paulo II, localizado na Av. Guaíra, 600, em Cascavel (PR). Nas sextas-feiras, o horário será das 19h30 às 22h. E aos sábados, das 8h às 12h.

Para quem for de outra cidade ou não puder comparecer presencialmente por outra justificativa, também haverá transmissão ao vivo da aula, para que mais interessados possam aproveitar o curso.

Ano de 2024
17 e 18 de maio
21 e 22 de junho
19 e 20 de julho
16 e 17 de agosto
20 e 21 de setembro
18 e 19 de outubro
15 e 16 de novembro
13 e 14 de dezembro

Ano de 2025
21 e 22 de fevereiro
21 e 22 de março
25 e 26 de abril
16 e 17 de maio
27 e 28 de junho
18 e 19 de julho
22 e 23 de agosto
19 e 20 de setembro
17 e 18 de outubro
21 e 22 de novembro
12 e 13 de dezembro

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Licenciatura em História, pelo Centro Universitário Internacional (PR) (2020). É bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina (2012). Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Curitiba (2013), doutor em Teologia nesta mesma instituição (2018). Mestrando em Filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Toledo. Professor no Instituto Arquidiocesano de Teologia em Cascavel – PR. Membro do Centro de Letras do Paraná. Atua na investigação das tradições cristãs primitivas e do desenvolvimento do cristianismo no mundo mediterrâneo. Pesquisa as fontes cristãs neotestamentárias e extra-bíblicas, e as diferentes tradições narrativas que integram o testemunho literário das primeiras comunidades cristãs. Possui especialização em arqueologia sacra pelo Pontifício Instituto de Arqueologia Cristã – Roma. Dedica-se, também, ao estudo da iconografia paleocristã e tardo-antiga, sob viés filosófico e teológico, bem como seu desenvolvimento e relação com as outras áreas do saber humano a partir da obra de André Grabar (1896-1990).

Possui graduação em Teologia – Seminário Arquidiocesano Santo Cura de Ars (2000), graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Rainha dos Apóstolos de Umuarama (1996), mestrado em Teologia Sagrada: com Especialização Dogmático-Sacramentária – Pontificium Athenaeum S.Anselmi de Urbe (2012) e doutorado em Teologia (Docteur en Théologie) – Faculté de Théologie et de Sciences Regigieuses de L’Institut Ca Catholique (2017). Atualmente é professor de liturgia e sacramentos do Instituto Teológico São João Paulo II, monge co-fundador do Mosteiro Oikokalos e monge/sacerdote na Arquidiocese de Cascavel. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Dogmática. Cursa, desde 2019, a Graduação em Psicologia, na Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Cascavel.

Possui Doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2008); Mestrado em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (2001); Graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1995), Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989). Atualmente é Assistente Doutor no Departamento de Teologia, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Bíblica, com atuação principalmente nos seguintes temas: Hermenêutica Bíblica, Evangelhos Sinóticos; Obra Lucana (Lc-At); Escritos Paulinos. Docente permanente no Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da PUC-SP. Docente na graduação em Teologia. Líder do Grupo de Pesquisa LEPRALISE (Leitura Pragmática-linguística das Sagradas Escrituras) registrado no CNPq. Diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da PUC-SP (Quadriênio 2018-2021 e Quadriênio 2022-2025). Membro da Comissão de Análise de Conjuntura Eclesial da CNBB (desde 2020).

Possui mestrado (2008) e doutorado (2017) em Teologia Espiritual pela Pontificia Università Gregoriana. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Espiritual, linguagem simbólica, história da arte cristã e arte sacra (iconografia cristã – teórica e prática).

Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade Paranaense (2001) e Pedagogia (2021) pela Universidade Uninter. Pós-graduada em Tradução, Logoterapia – na área de psicologia aplicada, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neuropsicopedagogia clínica e Institucional (Universidade Internacional e Faconnect). Pós-graduada em Constelação Sistêmica Integrada pela UNIFAHE e pós-graduada em Psicanálise na Anhanguera, Neuropsicologia, ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e Pedagogia Sistêmica (FACONNECT), além de Terapia Florais na Faculminas e neurociência na educação Unopar-Anhanguera. Em 2023, concluiu o curso de pós-graduação Lato Senso em Psicomotricidade e está cursando pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental de Alta Performance, Psicanálise Clínica Avançada e Análise e interpretação de desenho Infantil. Formada no tripé da Psicanálise na Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise – ABRAFP. Iniciou o mestrado especial na área de linguagem: práticas linguísticas, culturais e de ensino, pela UNIOESTE, em 2021 e formou-se em 2023. Iniciou doutorado em 2024 na Instituição UNIOESTE. Experiência de 3 anos na Inglaterra como professora de Língua Espanhola e corretora de revistas. Professora de Língua Inglesa nas escolas PINK AND BLUE Cascavel, onde exerce também o cargo de diretora e coordenadora. Idealizou e criou os cursos de: Apoio à alfabetização bilíngue para crianças, jovens e adultos, inglês para mulheres empreendedoras e capacitação bilíngue para professores (formação continuada). Tradutora de livros e documentos do português para inglês e do inglês para o português. Na Inglaterra, editou e escreveu a revista Variedades 21, direcionada para o público Latino-Americano e, também, foi revisora de língua portuguesa, na revista Real de Londres – UK. Desenvolveu materiais de gramática e neurociências aplicada à educação que auxiliam professores ao ministrar suas aulas nos ensinos fundamental I e II, para crianças típicas e atípicas. Além de materiais didáticos em língua inglesa para crianças a partir de quatro anos até a terceira idade. Trabalhou com os multiletramentos digitais e ensinou inglês de forma presencial e on-line. Aprecia o ensino através das metodologias ativas. Trabalha com as abordagens da Psicanálise, Psicopedagogia, Logoterapia e Neuropsicopedagogia com crianças com transtornos do neurodesenvolvimento biológico ou dificuldades de aprendizagem, especialmente TDAH, TEA, TOD e Transtornos de Aprendizagem. Trabalha as afetividades, os encontros e compreensões oferecendo ao diferente o direito à equidade. Professora de Comunicação e Linguagem, Metodologia de Pesquisa e Língua Inglesa e Diretora pedagógica no IFITEO – Instituto São João Paulo II, afiliado à Universidade Claretiana e à PUC São Paulo.

Atualmente, é professora de Filosofia do Instituto Federal do Paraná – Campus de Cascavel. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Foi bolsista da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, durante o mestrado e o doutorado. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política e estudos voltados ao pensamento político de Maquiavel.

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma IT – com pesquisa na área de metafísica e ateísmo prático (2019). Mestre em Filosofia e especialista em Filosofia da Religião pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma IT (2018). Bacharel em Teologia (2012) e licenciado em Filosofia (2007). Atualmente leciona Metafísica e História da Filosofia Antiga na Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI – Mogi das Cruzes (SP). É fluente em inglês e italiano. Conhece latim, grego, alemão e espanhol.

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Missioneira do Paraná (2013) e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). Doutorando pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção (PUC-SP). Professor no Instituto Arquidiocesano de Filosofia e Teologia São João Paulo II (IFITEO) nas disciplinas de Introdução à Sagrada Escritura, Pentateuco, Livros Proféticos e Hebreus, Cartas Pastorais e Cartas Católicas.

Possui graduação (licenciatura) em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (Toledo, 1991) e mestrado em Exegese Bíblica – Pontifício Instituto Bíblico (Roma, 2003). Também possui graduação em Teologia – Curso Livre – pelo Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel – CINTEC (Cascavel, 1995). É sacerdote diocesano desde 1996, da Diocese de Toledo – PR. Atualmente é Pároco na Paróquia São Cristóvão, em Toledo; professor titular na Faculdade Eclesiástica São João Paulo II, de Cascavel; professor visitante no Centro de Estudos Teológicos São Paulo VI, de Cianorte; na Escola Diocesana de Teologia São João XXIII, de Umuarama; e na Faculdade Vicentina de Curitiba. É membro do Grupo de Reflexão da Ação Evangelizadora da Diocese de Toledo, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, assessor diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade e do Apostolado da Oração. É articulista das Revistas: Catedral, da comunidade católica da Arquidiocese de Cascavel, e também da Revista Cristo Rei, de Toledo.

Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012) e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Docente, com experiência na área Bíblica e Ensino Religioso. Conteudista e docente do curso EAD da Teologia Católica da instituição UNINTER. Conteudista e docente do curso EAD da Teologia Católica da instituição UNINGÁ. Produtora de material didático na área de Teologia Bíblica e professora corretora. Coordenadora e docente do curso de pós-graduação em Teologia Bíblica do INSECH (Instituto de Educação, Cultura e Humanidades) e FAVI (Faculdade Vicentina). Assessora de cursos bíblicos para formação pastoral e docente do período propedêutico da Arquidiocese de Londrina.

Graduada em Teologia pela PUCPR (2013). Especialização em Teologia Bíblica – Novo Testamento pela PUCPR (2015). Mestre em Teologia pela PUCPR (2017). Graduada em curso de História (2020) e em curso de Filosofia (2020) pela Faculdade Claretiano. Coordena e atua como docente na Pós-Graduação em Teologia Bíblica da FAVI. Pastoralmente assessora cursos para formação de leigos, diáconos e sacerdotes no Brasil. Membro da equipe de redação do subsídio para os Grupos Bíblicos de Reflexão da Arquidiocese de Londrina e região. Possui Habilitação Específica para o Magistério (1994). Foi professora de Ensino Religioso na Escola Berlaar Santa Maria, em Londrina-PR. Atualmente é professora de Filosofia no Colégio Mãe de Deus, em Londrina-PR.

Coordenação
Dr. Alfredo Rafael Belinato Barreto
(44) 99909-1917
alfredobelinato@yahoo.com.br

– Cristãos leigos(as) e religiosos(as) que se dedicam à catequese e demais pastorais dedicadas à formação cristã.
– Pessoas que desejam compreender melhor a teologia e a pastoral para fomento da própria fé e qualificação do ministério eclesial.
– Catequistas, agentes de pastoral e líderes de movimentos eclesiais que buscam conhecer melhor a Bíblia e os fundamentos da vida cristã, a fim de crescer em sua vivência da fé e aprimorar seu serviço à comunidade.
– Professores de ensino religioso e de Escolas de Teologia Pastoral das dioceses que buscam um conhecimento mais aprofundado do cristianismo.

A formação será realizada na modalidade presencial, com interação professor-aluno. O curso será desenvolvido por meio de aulas expositivas dialogadas, leituras dinâmicas e reflexivas, atividades de pesquisa, debates críticos, seminários, conferências científicas, mesas-redondas, e demais técnicas e dinâmicas de grupo, por meio das quais serão trabalhadas as unidades geradoras do programa que servirão de base e de elementos didáticos facilitadores para que os pós-graduandos e os docentes possam exercitar uma prática pedagógica conscientizadora e emancipadora. Essas atividades serão desenvolvidas na perspectiva de se construir uma relação dialética entre teoria e prática, razão pela qual a pesquisa será considerada como princípio científico e educativo do próprio processo ensino-aprendizagem. Além disso, será oferecido material que permita o aprofundamento dos temas abordados e a autoavaliação em relação ao próprio aproveitamento.

Início das aulas:
17 de maio de 2024

Mais informações:
(44) 99909-1917
Pe. Alfredo

Log In or Create an account