Pós-graduação em Fé-cristã: formação de lideranças salvatorianas – Turma 2024

Modalidade

AULAS 100% REMOTAS (ONLINE), AO VIVO.

Carga horária

360h

Duração

22 meses

Investimento

24X DE R$227

Coordenação

Dr. Luiz Balsan

Me. Fábio Gumieiro

A própria experiência nos mostra a importância da fé, mas seguidamente sentimos a necessidade de saber mais, para podermos compreender melhor aquilo que cremos. De um lado, percebemos a beleza e a profundidade da Palavra de Deus; de outro, intuímos que nos faltam chaves de leitura que permitam um entendimento de maior profundidade. De forma análoga, quantas perguntas permanecem sem respostas em relação aos mistérios da fé: da pessoa de Jesus Cristo, do Espírito Santo, do Deus Uno e Trino.

Do ponto de vista comunitário, a nova concepção eclesiológica que vem se afirmando a partir do Concílio Ecumênico Vaticano II, apresenta a Igreja como uma comunidade toda ministerial (LG 7). O batismo nos torna partícipes do sacerdócio de Cristo e membros da Igreja, corresponsáveis pela missão de promover o Reino de Deus em todas as realidades humanas. O Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (n. 1) convida os fiéis cristãos a participar de uma nova etapa da ação evangelizadora que permita a todos redescobrir a alegria do Evangelho “que enche a vida e o coração daqueles que se encontram com Jesus”. A CNBB (Doc. 105) apresenta os leigos como sujeitos eclesiais, chamados à maturidade na fé, a fim de que, pela sua ativa participação na Igreja e na sociedade, sejam sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14).

Os modelos eclesiológicos propostos atualmente pela Igreja tentam deixar para trás uma visão clericalista onde tudo se centralizava no ministério ordenado, para falar da Igreja comunidade, hierárquica e carismática, enriquecida pela diversidade de dons e ministérios suscitados pela presença contínua e vivificadora do Espírito Santo. Essa nova perspectiva eclesial coincide com o crescente interesse dos fiéis leigos(as) e religiosos(as) pelo estudo da teologia e por uma participação mais efetiva na vida de sua comunidade, e por uma maior autonomia e eficácia de seu apostolado no mundo.

A “Pós-graduação em fé cristã: formação de lideranças salvatorianas” vem ao encontro dessa realidade existencial e eclesial, buscando contribuir de forma significativa na formação de cristãos(ãs) que possam testemunhar, de forma eficaz, sua fé na Igreja e no mundo.

  • Proporcionar um conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus;
  • Oferecer uma reflexão aprofundada sobre a vida cristã e o seguimento a Jesus Cristo, o Salvador;
  • Capacitar cristãos leigos(as) e Irmãs, para o exercício da liderança nos diversos apostolados;
  • Aprimorar o processo de formação continuada, para que sejam multiplicadores, discípulos missionários com uma visão integral da liderança salvatoriana, colocando-se a serviço da Igreja.

Hermenêutica bíblica e leitura orante 
Antigo Testamento I
Antigo Testamento II
A formação do Novo Testamento 
Evangelhos Sinóticos
Escritos Paulinos
Escritos Joaninos
A formação da pessoa humana 
Eclesiologia I: Vaticano II, Igreja e ministerialidade
Vaticano II: A Igreja em saída no pensamento do Papa Francisco
Cristologia I: a fé em Jesus Cristo 
Cristologia II: o seguimento de Jesus 
Pneumatologia
Soteriologia
Mariologia
Liturgia
Teologia dos sacramentos 
Espiritualidade 
O Carisma Salvatoriano: História e identidade
O Carisma Salvatoriano: Espiritualidade
Espiritualidade salvatoriana 
Estudo comparado das Religiões 
Liderança
Gestão de conflitos

As aulas serão ministradas aos sábados, das 8h às 17h, em formato remoto (online).

2024
23 de março
20 de abril
18 de maio
15 de junho
20 de julho
10 e 24 de agosto de 2024
21 de setembro
19 de outubro
09 de novembro
14 de dezembro

2025
15 de fevereiro
15 de março
12 de abril
15 de maio
14 de junho
19 de julho
09 e 23 de agosto
20 de setembro
18 de outubro
08 de novembro
13 de dezembro

2026
21 de março

Possui graduação em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (1985), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1981), mestrado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (1997), mestrado em Ciências da Educação pela Università Pontificia Salesiana (1988) e doutorado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (2000). Atualmente é professor convidado no curso de bacharelado de teologia da UNINTER; professor no curso de bacharelado e em cursos de especialização na Faculdade Vicentina; coordenador do curso de Filosofia na mesma instituição; professor convidado no curso de Teologia do Centro Universitário Claretiano. É organizador e coautor da obra Ética e misericórdia (2016); autor das obras: Teologia Pastoral (2018); Teologia Espiritual (2019); Teologias Contemporâneas (2020). Atua principalmente nas áreas de: Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Ética.

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP-RP); Mestre em Educação – Pastoral Juvenil – pela Università Pontificia Salesiana (UPS-Roma/Itália; Especialização em Gestão de Escolas: Abordagem Administrativa e Pedagógica (Faculdade Pitágoras); Especialização Teórico Prático em Comunicação Social (Universidade São Francisco); Aperfeiçoamento em Programa de Educação e Treinamento (Faculdades Pitágoras); Licenciatura em Pedagogia (UNISAL-LO); Licenciatura e Bacharelado em História (PUC-SP); Licenciatura em Filosofia (FAI-SP); Magistério (Instituto Madre Mazzarello – SP); Técnica em Contabilidade. Experiência Profissional: Diretora Executiva da Rede Salesiana de Escolas; 1ª Vice-Diretora Presidente da Associação Nacional das Escolas Católicas; Coordenadora do Curso de Extensão e Especialização em Pastoral Juvenil Campus Pio XI – UNISAL-SP; Editor-chefe da Revista Científica da ANEC. Exerceu as funções de: Diretora Escolar, Coordenadora Pedagógica, Coordenadora de Pastoral, Coordenadora de Ensino Religioso; Professora de Filosofia e História. Religiosa do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas). Autora de artigos e livros sobre Voluntariado Jovem e a Formação da Pessoa em Edith Stein. Áreas de interesse em pesquisa: Gestão Educacional, Edith Stein, Voluntariado, Pastoral Juvenil.

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992) e Mestrado em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana de Roma, Itália (2010). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e Ética. Doutora em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana de Roma, Itália (2017), com a dissertação “A filosofia como hermenêutica-em-diálogo: uma abordagem intercultural da ética em Lévinas e do estar em

Kusch”. Tem experiência internacional em mediar diálogos para grupos de diferentes culturas e grupos intergeracionais e experiência em facilitação de eventos nacionais e internacionais onde interagem diferentes sujeitos e visões.

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018).

Pós-doutorado em Teologia pela Universidad Iberoamericana Ciudad de México (2017-2018); doutorado em Ciências Teológicas e Religiosas pela Université Catholique de Louvain, Bélgica (1993); mestrado em Teologia Pastoral pela Université Catholique de Louvain (1990); bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico de Santa Catarina (1979); licenciatura em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1975); especialização em Pastoral Social pelo Instituto Teológico Pastoral do CELAM (1980). Atualmente, é professor-pesquisador no Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, e no Instituto Teológico-Pastoral para América Latina do CELAM, em Bogotá, desde 1994; líder do Grupo de Pesquisa Teologia e Sociedade; bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq; membro da Equipe de Reflexão Teológico-pastoral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM); Presbítero da Diocese de Tubarão, SC. Foi perito do CELAM na Conferência de Santo Domingo e da CNBB na Conferência de Aparecida; Perito do Sínodo dos Bispos para a Amazônia em 2019; Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária (2014-2015); professor visitante na Universidade Pontifícia do México (1996-2015); Diretor do Instituto Nacional de Pastoral da CNBB (2000-2012); professor de filosofia na Universidade do Sul de Santa Catarina (1982-2008); professor de filosofia na Fundação Educacional de Brusque (1998-2008); coordenador de pastoral da Diocese de Tubarão (1981-1987).

Possui graduação em Teologia – Seminário Arquiodiocesano Santo Cura de Ars (2000), graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Rainha dos Apóstolos de Umuarama (1996), mestrado em Teologia Sagrada: com Especialização Dogmático-Sacramentária – Pontificium Athenaeum S.Anselmi de Urbe (2012) e doutorado em Teologia (Docteur en Théologie) – Faculté de Théologie et de Sciences Regigieuses de LInstitut Ca Catholique (2017). Atualmente é professor de liturgia e sacramentos do Instituto Teológico São João Paulo II, monge co-fundador – Mosteiro Oikokalos e monge/sacerdote – Arquidiocese de Cascavel. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Dogmática. Cursa desde 2019, a Graduação em Psicologia, na Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Cascavel.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação – PUCPR (2017).

Bacharel em Teologia pela Pontificia Universidade Lateranense (1979); Mestre em Teologia pela Pontificia Universidade Lateranense (1982); Doutorado em Tologia pela Pontificia

Universidade Lateranense (1985). Professor de Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Eclesiae. Assessor da CRB de 2014 – 2022. Assessor de cursos de formação e pregação de retiros em dioceses e congregações religiosas.

Graduado em Teologia pela PUCPR (2012). Mestre em Teologia pela PUCPR (2014) e Doutor em Teologia pela PUCPR (2018). É docente do curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Faculdade Vicentina (FAVI). Foi professor da Católica SC, em Joinville-SC, da FAVI, do EAD da Uninter, Unicesumar e FABAPAR e de seminários pelo Brasil. Na pós-graduação latu sensu, foi coordenador na Católica SC, é coordenador atualmente da Pós-Graduação em Teologia Bíblica pela FAVI e atua como docente na PUCPR, na FAVI e na Católica SC. Foi membro da diretoria da Red de Teologos y Teologas do CEBITEPAL (CELAM) e atualmente, é membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica. É colaborador do Setor Universidades da CNBB. É pesquisador na área bíblica, sendo integrante do Grupo de Pesquisa Bíblia e Pastoral (PUCPR) e do Grupo de Pesquisa Tradução e Interpretação do Antigo Testamento (PUCSP). É um dos coordenadores da revista Estudos Bíblicos, da Ed. Vozes. Pastoralmente assessora cursos para formação de leigos, diáconos e sacerdotes no Brasil, América Latina e Caribe.

Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015), mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma, 2002), bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007), possui licenciatura em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (2017), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Paulo VI (1989). É professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, assessor do Centro de Estudos Bíblicos, membro de corpo editorial da Estudos Bíblicos, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), membro associado da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB), revisor de periódico da Teoliterária, revisor de periódico da Revista Pistis & Praxis. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Bíblica, atuando principalmente nos seguintes temas: História de Israel, Antigo e Novo Testamento, Espiritualidade Bíblica, Ecologia e Ecumenismo.

Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Ciência da Religião pela PUC-SP. Atualmente é professor na Faculdade Vicentina – FAVI. Professor do Studium Theologicum, Faculdade Claretiana e professor de Teologia na Universidade Católica (PUCPR).

Doutorando em Ciência da Religião pela PUC – SP, na linha de Estudos Empíricos da Religião. Mestre em Teologia pela PUC – PR com a temática prevalente da Espiritualidade Contemporânea. Bolsista CAPES. Realizou estágio de pesquisa junto à Université Laval (Québec – CA) pelo programa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) do governo do Canadá, com o tema da Espiritualidade Pós-Moderna entre janeiro e junho de 2015. Especialização em Espiritualidade pela Faculdade Vicentina (FAVI). Especialização em Filosofia da Religião (Metodista – SP), em curso. Possui graduação em Ciências da Religião – Licenciatura (2020), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012) e graduação em Teologia – Studium Theologicum (2011). Tem experiência na área de Ciência da Religião e Teologia.

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Bacharelado em Teologia pelo Instituto Bartolomeu De Las Casas – Escola Dominicana de Teologia (2011). Especialista em Missiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Especialista em Formação Humana – Escola de Formadores pelo IATES/Faculdade Vicentina – Curitiba – Paraná (2014). Mestre (2016) e Doutor (2020) em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua como docente na Faculdade Vicentina de Curitiba (Bacharelado em Teologia), e com Ensino Religioso nas instituições: Escola Santa Mônica – Colombo (Ensino Fundamental I e II) e no Colégio Santo Anjo – Curitiba (Ensino Fundamental I). Tem experiência em planejamento pastoral e projetos sociais, pastoral escolar (catequese), cursos e palestras.

Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012) e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Docente, com experiência na área Bíblica e Ensino Religioso. Conteudista e docente do curso EAD da Teologia Católica da instituição UNINTER. Conteudista e docente do curso EAD da Teologia Católica da instituição UNINGÁ. Produtora de material didático na área de Teologia Bíblica e professora corretora. Coordenadora e docente do curso de pós-graduação em teologia Bíblica do INSECH (Instituto de Educação, Cultura e Humanidades) e FAVI (Faculdade Vicentina). Assessora de cursos bíblicos para formação pastoral e docente do período propedêutico da Arquidiocese de Londrina.

Graduada em Teologia pela PUCPR (2013). Especialização em Teologia Bíblica – Novo Testamento PUCPR (2015). Mestre em Teologia pela PUCPR (2017). Graduada em Curso de História (2020) e em Curso de Filosofia (2020) pela Faculdade Claretiano. Coordena e atua como docente na Pós-Graduação em Teologia Bíblica pela FAVI. Pastoralmente assessora cursos para formação de leigos, diáconos e sacerdotes no Brasil. Membro da equipe de redação do subsídio para os Grupos Bíblicos de Reflexão da Arquidiocese de Londrina e região. Possui Habilitação Específica para o Magistério (1994). Foi professora de Ensino Religioso na Escola Berlaar Santa Maria, em Londrina-PR. Atualmente é professora de Filosofia no Colégio Mãe de Deus, em Londrina-PR

Salvatoriano. Possui Pós-graduação em Metodología y Planificación Pastoral pela Pontíficia Universidade Xaveriana de Bogotá, Colômbia; Pós-graduação em Pastoral da Juventude pelo IPJ de Porto Alegre-RS. É graduado em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena-SP e em Teologia pelo ITESP. É formado em Pedagogia, com especialização em Orientação e Supervisão Pedagógica pela Faculdade de Moema-SP. Serviu a Sociedade do Divino Salvador como membro do Conselho Geral de 2006-2011 e como Superior Geral de 2012-2024.

Coordenação
Dr. Luiz Balsan
Me. Fábio Gumieiro
insech@insech.com.br

– Leigos, religiosos(as) sacerdotes que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a espiritualidade cristã e desenvolver habilidades para a orientação espiritual e aconselhamento;

– Profissionais da área da educação, que constantemente se confrontam com os dilemas humanos de seus alunos, bem como de suas famílias;

– Profissionais da área da saúde mental que desejam conhecer e desenvolver habilidades de aconselhamento.

Aulas interativas sincrônicas, ministradas pela plataforma Zoom. Gravação das aulas e disponibilização do link por um período de 15 dias, mediante justificativa da ausência durante a aula sincrônica. Disponibilização de material que permita o aprofundamento dos temas abordados e a autoavaliação em relação ao próprio aproveitamento.

TURMA CONFIRMADA

Início das aulas:
Março de 2024

Mais informações:
(41) 9205-4164 – Luiz
(41) 9205-2372 – Fábio

Log In or Create an account