Pós-graduação em Aconselhamento e Orientação Espiritual – Turma 2025

Modalidade

AULAS 100% REMOTAS (ONLINE)

Carga horária

380h

Duração

20 MESES

Investimento

21x de R$ 247

As palavras do Papa Francisco ajudam a entender a importância acadêmica e pastoral de um curso que ofereça uma séria formação para o aconselhamento e a orientação espiritual. No contexto atual, profundamente marcado pelo anonimato e por uma curiosidade doentia em relação à vida alheia, o Papa anseia por uma postura diferente por parte dos discípulos do Senhor: “a Igreja tem necessidade de um olhar solidário para contemplar, comover-se e parar diante do outro, tantas vezes quantas forem necessárias. Neste mundo, os ministros ordenados e os outros agentes de pastoral podem tornar presente a fragrância da presença solidária de Jesus e o seu olhar pessoal. A Igreja deverá iniciar os seus membros – sacerdotes, religiosos e leigos – nesta ‘arte do acompanhamento’, para que todos aprendam a descalçar sempre as sandálias diante da terra sagrada do outro (cf. Ex 3, 5)” (EG n. 169).

Por sua vez, os bispos do Brasil lembram que “muitas pessoas procuram a Igreja nos momentos difíceis. A comunidade cristã precisa acolhê-las com carinho. Para oferecer acolhida e aconselhamento, a comunidade deverá também preparar pessoas leigas e consagradas que tenham o dom de escutar, para acolher aqueles que procuram a comunidade. O aconselhamento pastoral a ser dado por pessoas habilitadas é uma urgência nas paróquias” (CNBB, Comunidade de Comunidades, n. 264).

O curso de Aconselhamento e Orientação Espiritual quer ser uma contribuição à Igreja e à sociedade no desafio de acompanhar pessoas em situações de dificuldade, quando mais precisam contar com um(a) companheiro(a) de caminhada capaz de ouvir, acolher suas experiências e indicar horizontes para além do aparente fracasso, à imagem de Jesus que encontrou seus discípulos no caminho de Emaús. A partir de uma sólida fundamentação teológica e psicológica, o curso prepara, de forma teórica e prática, para a arte do aconselhamento e orientação espiritual.

  • Preparar sacerdotes, religiosos(as) e cristãos leigos para o ministério do aconselhamento pastoral e da orientação espiritual;
  • Oferecer um quadro teórico-prático interdisciplinar sobre orientação espiritual e aconselhamento;
  • Desenvolver habilidades práticas de orientação espiritual e aconselhamento;
  • Capacitar para o acompanhamento de pessoas de fé no seu desenvolvimento espiritual;
  • Desenvolver habilidades em vista da acolhida e orientação de pessoas em situações limites.

Antropologia bíblica
Espiritualidade cristã
Cristologia: centralidade de Cristo na fé cristã
Orientação espiritual
Psicologia da religião
Psicopatologia
Psicologia do desenvolvimento
Situações-limite: agressividade, luto e depressão
Saúde mental
Gestão de conflitos
Fundamentos do aconselhamento
Construção da relação de ajuda
Práticas do aconselhamento I
Práticas do aconselhamento II
Aconselhamento de grupos e casais
O cuidado do cuidador
Drogadição: prevenção e intervenção
Sexualidade humana
Liderança e relações interpessoais

Cronograma em breve!

Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Vicentino de Filosofia (1979), graduação em Teologia – Faculdade Vicentina (2017) e doutorado em Metodologia Pedagógica pela Universidade Pontifícia Salesiana (2002). Atualmente é professor do Instituto Santo Tomás de Aquino e da Faculdade Vicentina, além da Faculdade Deoniana – Taubaté. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas relações interpessoais e liderança servidora, atuando principalmente nos seguintes temas: auto-estima, limites, docência, guia mediador e modelo mediador. É pároco na Igreja Santa Cândida em Curitiba, PR.

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999), especialização em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná; mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do Curso de Psicologia e de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Temas de estudos: gênero, sexualidade, corpo e tecnologia.

Possui bacharelado, mestrado e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense (Roma). É professor no bacharelado em Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Eclesiae e em cursos de pós-graduação da Faculdade Vicentina. É assessor em cursos e retiros espirituais organizados pelas dioceses, CRB e congregações religiosas.

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1978) e mestrados em Psicanálise pela UTP-PR (2000) e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2015). Sócia da Clínica de Psicologia Ergon, professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1985. Coordenadora da Pós em Psicologia Clínica – Abordagem Psicanalítica. Atua na área de Psicologia, desde 1979 como psicanalista, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, saúde mental, filosofia e direito.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989). Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação pela PUCPR (2012). Doutor em Educação pela PUCPR (2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia, Cuidados Paliativos e Suicídio), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioética, Bullying, Síndrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros, Tanatologia, Suicídio e Luto. Editor da Revista Psicologia Argumento.

É psicóloga e mestre em psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de neuropsicologia, psicologia clínica, psicologia educacional e psicologia do trânsito. É professora da Faculdade Vicentina, psicóloga clínica e psicóloga do ensino superior.

Possui Graduação em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestrado em Ética (Teologia Moral e Práxis Cristã) pela Universidad Pontificia Comillas (Madri, Espanha), tendo cumprido integralmente todos os créditos para o Doutorado na mesma área. Atua na Educação Superior: a) como professor/tutor (ensino presencial e à distância) e pesquisador na área de Educação e Humanas, com foco em Filosofia e Ética e suas relações com a Cidadania e a Responsabilidade Social; b) como Pesquisador e Procurador Institucional, Gestor de IES e Assessor em assuntos de Projetos Acadêmicos e Pedagógicos; c) como Palestrante e Conferencista nas áreas de Filosofia, Teologia, Educação e Desenvolvimento da Consciência e Formação de Valores.

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018) . Atualmente é psicoterapeuta, membro do conselho editorial da revista de Psicologia Argumento e professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social, Psicologia da Saúde/Hospitalar e Processos Grupais, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia, maternidade, interdisciplinaridade e psicologia hospitalar.

Doutorando em Ciência da Religião pela PUC-SP, na linha de Estudos Empíricos da Religião. Mestre em Teologia pela PUCPR com a temática prevalente da Espiritualidade Contemporânea. Bolsista CAPES. Realizou estágio de pesquisa junto à Université Laval (Québec – CA), pelo programa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) do governo do Canadá, com o tema da Espiritualidade Pós-Moderna, entre janeiro e junho de 2015. Especialização em Espiritualidade pela Faculdade Vicentina (FAVI). Especialização em Filosofia da Religião (Metodista – SP), em curso. Possui graduação em Ciências da Religião – Licenciatura (2020), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012) e graduação em Teologia – Studium Theologicum (2011). Tem experiência na área de Ciência da Religião e Teologia.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Graduado em Psicologia (bacharel e psicólogo) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Tem experiência nas áreas de psicologia, juventude, políticas públicas e educação em espaços escolares e não-escolares. É professor auxiliar do curso de psicologia da PUCPR e coordenador do Observatório das Juventudes da PUCPR.

Coordenação:
Dr. Luiz Balsan
Me. Fábio Gumieiro
insech@insech.com.br

  • Leigos, religiosos(as) sacerdotes que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a espiritualidade cristã e desenvolver habilidades para a orientação espiritual e aconselhamento;
  • Profissionais da área da educação, que constantemente se confrontam com os dilemas humanos de seus alunos, bem como de suas famílias;
  • Profissionais da área da saúde mental que desejam conhecer e desenvolver habilidades de aconselhamento.

Aulas interativas sincrônicas, ministradas pela plataforma Zoom. Gravação das aulas e disponibilização do link por um período de 15 dias, mediante justificativa da ausência durante a aula sincrônica. Disponibilização de material que permita o aprofundamento dos temas abordados e a autoavaliação em relação ao próprio aproveitamento.

Início das aulas:
Março de 2025

Mais informações:
(41) 9205-4164 (Luiz)
(41) 9205-2372 (Fábio)

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