Pós-graduação em Música Litúrgica – Turma 2025

Modalidade

AULAS 100% REMOTAS (ONLINE)

Carga horária

360h

Duração

12 meses

Investimento

16x de R$ 280

Os agentes de música de nossas comunidades têm o direito e o dever de conhecer este tesouro de inestimável valor que é a tradição musical da Igreja, compreender os sagrados ritos e deles participarem com toda alma. Por isso, o curso tem por finalidade dar uma formação litúrgico-musical de qualidade, aprofundando a história, a teologia e as questões práticas sobre o canto litúrgico, para que aconteça, verdadeiramente, uma participação ativa, interior, consciente, frutuosa e plena de todo o povo de Deus, durante a ação litúrgica.

Objetivo geral:
Preparar os agentes de pastoral para que possam, em suas paróquias e comunidades, desempenhar o seu ministério em conformidade com os princípios teológicos, litúrgicos, pastorais, musicais e estéticos que justificam a Música Litúrgica.

Objetivos específicos:
Aprofundar a história e a teologia do canto litúrgico;
Conhecer questões práticas sobre o canto litúrgico;
Preparar agentes pastorais para atuação litúrgica.

Liturgia e música (introdução geral, fundamentos)
História da música litúrgica
Ano litúrgico e Liturgia das Horas
Cantos na Missa I (repertório)
Cantos na Missa II (repertório)
Salmos e Cânticos Bíblicos
Canto Gregoriano e os coros
Documentos sobre a música litúrgica
Música ritual: Matrimônio
Pastoral da Música Litúrgica

As aulas serão semanais, às segundas-feiras, das 19h às 22h (horário de Brasília), a partir de 10 de fevereiro de 2025.

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Parná PUCPR. Bacharel em Teologia pela Pontificia Universitas Lateranensis – Roma/Itália. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (Reconhecimento no Brasil). Licenciado em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi. Licenciado em História e em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano CEUCLAR. Possui algumas especializações nas áreas de Educação, Ensino e Teologia. Atualmente é professor de História da Igreja e de Teologia Sistemática no Centro Universitário Católica de Santa Catarina e nesta mesma instituição coordena os cursos de especialização Lato Sensu em História da Igreja, Cristologia e Liturgia. Associado a SOTER desde 2013 e atual vice-coordenador da SOTER regional SUL. Professor de Teologia da CRB no Regional SUL II da CNBB.

Presbítero da Arquidiocese de Londrina – PR, Brasil. Formado em Filosofia pelo Instituto Filosófico de Apucarana – IFA (2005), Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009), Mestre em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, Extensão Londrina (2016), Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – Itália (2020). O Doutorado obtido na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma foi validado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em conformidade com as exigências estabelecidas pela Legislação Brasileira. Atualmente, é Pároco, Diretor do Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina, Diretor da Escola Diaconal Santo Estevão (Londrina) e membro da Comissão para a nova Edição do Código de Direito Canônico – CNBB: comentário dos cann. 849-878 (Batismo) e 879-896 (Confirmação).

Graduado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia de Apucarana (2003) e Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2007). Concluiu as seguintes pós graduações: Formação Humana – pela Faculdade União de Ponta Grossa (2010), Ensino Religioso Escolar – pelo Centro Universitário Claretiano (2014), Docência do Ensino Superior pela UNIASSELVI (2023), Musicoterapia pela FAMART (2023), Ensino de Sociologia – pela FAMART (2023, Filosofia e Teoria Social – pela FAMART (2023). É Mestre em Teologia e Evangelização pela PUCPR (2017). Doutor em Teologia e Evangelização pela PUCPR (2022). É professor da Graduação pela PUCPR (Câmpus Londrina). É professor do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), da Pós-graduação em Pastoral Vocacional, pela UNILASALLE, da Pós-graduação em Direito Canônico Processual e Matrimonial, pela PUCPR. Leciona e coordena as Pós-graduações em Espiritualidade, Mística e Acompanhamento Espiritual e também em Pastoral Vocacional, pela PUCPR. Foi Professor conteudista da UNINGÁ (2020-2022). Foi professor do Instituto São Boaventura, em Brasília (2012-2013). Foi professor da Pós-graduação em Acompanhamento e Aconselhamento de Adolescentes e Jovens (2016-2021) e em Pastoral Juvenil (2019-2021), ambas pela UNISAL (Centro Universitário Salesiano). Foi assessor na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Assessor para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada) e secretário para a Comissão Especial dos Bispos Eméritos

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (1989) e graduação em Música, tendo recebido inclusive Láurea Acadêmica na área de música, pela Universidade Estadual de Londrina (1999). É especialista em Música: regência e também mestre em música pela UNIRIO com a pesquisa Coro da UEL: cantando e contando sobre suas representações. Atualmente é instrumentista musical da Universidade Estadual de Londrina, atuando junto à Seção de Música Vocal como coordenadora administrativa da mesma e onde rege o Coro Tempos Dourados e Coro UEL. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em regência coral.

Clayton Júnior Dias é Pesquisador Colaborador do Departamento de História na Universidade Estadual de Campinas. Tornou-se Doutor em Música (2016), Mestre em Música (2012) e Bacharel em Música com habilitação em voz (2009) pela Universidade Estadual de Campinas. Especializou-se em Canto Gregoriano no Centro Francescano Studi di Canto Gregoriano em Assisi (Itália) e em Arquivística no Archivum Secretum Vaticanum. Dedica-se à Música Vocal, Música Sacra, Canto Gregoriano, Música Monódica Medieval, Paleografia e Semiologia. É membro da Associazione Internazionale Studi Canti Gregoriani (AISCGre), do grupo de pesquisas, catalogação e indexação de manuscritos medievais Cantus Index da University of Waterloo (Canadá) e do grupo de pesquisas, catalogação e indexação de manuscritos medievais Medieval Music Manuscripts Online Database (MMMO) da Association Musicologie Médiévale (Campénéac, França). Sob a orientação da Profª. Drª. Néri de Barros Almeida desenvolve pesquisas sobre a música monódica medieval e a arte da memória: elementos de memorização e retórica no Antifonário de Hartker (980-1011) e sobre o Antiphonarium Diurnum (Graduale) da Biblioteca de Obras Raras da Universidade Estadual de Campinas.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL); Graduado em História pelo Centro Universitário FAVENI; CAT. Pós-graduado em Música Litúrgica pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina; atualmente pós-graduando em Liturgia pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina; Professor na Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA); Coordenação diocesana da Música – Diocese da Campanha (MG); Assessor musical em encontros da CNBB; Músico auxiliar na Catedral da Sé, em São Paulo; Professor de Ciências Humanas e Sociais; Professor de música sacra em seminários, Canto coral e formações litúrgico-musicais em todo o Brasil, Composições litúrgicas, Casamentos e Celebrações do Sacramento do Matrimônio.

Coordenação:
Dr. André Phillipe Pereira e Pe. Márcio Fernando França
andrephil.pereira@gmail.com
(41) 99806-1811

Cantores, salmistas, regentes, padres, diáconos, seminaristas, religiosos/as, instrumentistas e interessados em geral portadores de diploma de graduação.

Aulas interativas sincrônicas ministradas pela plataforma Zoom. Gravação das aulas e disponibilização do link por um período de 30 dias, mediante justificativa da ausência durante a aula sincrônica. Disponibilização de material que permita o aprofundamento dos temas abordados e a autoavaliação em relação ao próprio aproveitamento.

Início das aulas:
Fevereiro de 2025

Mais informações:
(41) 99806-1811
Prof. André

Log In or Create an account