5 maneiras de aprofundar sua relação com a espiritualidade em 2024

Um novo ano começou, repleto de possibilidades para quem quer aprofundar sua relação com a espiritualidade, com o conhecimento e com seu próprio desenvolvimento. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil fazer a ponte entre o discurso e a prática. Entre a vontade e o gesto concreto para aquilo se tornar real. 

Assim sendo, trazemos cinco alternativas para quem quer dar o primeiro passo rumo a uma vida com mais conexão com a fé em 2024. 



1. Cultive momentos de silêncio 

Pode parecer uma dica muito básica, mas já parou para observar como os momentos de silêncio estão cada vez mais raros? Na correria do dia a dia, muitas vezes nos deixamos levar pela sequência de afazeres de trabalho, na casa ou junto à família. E quando temos um tempo sozinhos, é comum o silêncio ser preenchido pelos estímulos que vêm da televisão, do computador ou do celular.

Por isso, nosso convite é para que você escolha um momento de sua rotina para uma simples pausa. Para contemplar o silêncio e, assim, se conectar consigo mesmo. 

2. Experimente fazer orações ao ar livre

Sem dúvida, o contato com a natureza faz muita diferença na qualidade de vida, na regulação das emoções, no relaxamento após dias cheios de trabalho… Você consegue lembrar a última vez que pisou na grama sem sapatos ou sem se preocupar com o relógio? Que molhou os pés no mar, ou em um rio, e agradeceu pela beleza da criação?

Dedicar o olhar para a sabedoria da natureza nos ajuda a compreender o tempo de Deus, os ciclos necessários para uma ideia brotar e se desenvolver. E, dessa forma, pode trazer inspiração para orações profundas, que alimentam a alma e acalmam o coração. Pode ser um parque ou uma praça perto da sua casa. Um jardim em que você se sinta bem. Ou seja, o que for possível e fizer sentido para seu bem-estar.

3. Praticar a gratidão

Sabemos que nem sempre é fácil desapegar dos desafios que a vida nos apresenta, mas fazendo uma análise honesta: será que não temos vários motivos para agradecer? Motivos que geralmente passam despercebidos?

Seja pelo lar acolhedor, seja pela presença de familiares ou amigos que estão sempre por perto (tanto fisicamente quanto com palavras à distância), pelos aprendizados que temos a chance de adquirir, pelo carinho dos animais que vivem ao nosso redor, pelas refeições que nos alimentam…

Conseguir valorizar e agradecer – ora pelas grandes conquistas, ora pelas coisas simples da vida – é uma maneira de trazer mais leveza para o dia a dia e abrir espaço para o que realmente importa, como nossos valores, as relações com as pessoas e a conexão com a espiritualidade.

4. Participe de grupos com os mesmos interesses

Desde que o Papa Francisco assumiu seu Pontificado, ele fala muito do conceito de Igreja em saída e de uma espiritualidade dialógica, que se constrói no cultivo interno, mas também no encontro com o outro. Sobretudo com quem mais precisa de atenção e apoio.

Nesse sentido, uma maneira de cultivar esse jeito de ser cristão é fazer parte de grupos de oração e de atuação junto à comunidade. Pode ser uma Pastoral, uma ação solidária, assumir o compromisso de colaborar como voluntário em uma instituição que propaga o bem… Saber que está fazendo algo positivo para o mundo e que não está sozinho nessa é uma ótima sensação, não é? Que traz esperança por amanhãs melhores, com mais justiça e fraternidade.

5. Busque conhecimento para estimular suas reflexões

Que tal aproveitar o clima de renovação da virada de ano para colocar em prática aquela meta de dedicar tempo de qualidade para estudar o que sempre teve vontade?

Aqui no INSECH, você encontra opções de cursos alinhados com a espiritualidade cristã e demandas pastorais nas comunidades. Sempre com o intuito de colaborar na construção de um mundo mais justo e fraterno. E o melhor de tudo: você fará parte de turmas interessadas em trocar experiências, com o suporte de professores mestres e doutores. 

Em seguida, confira as opções de pós-graduação que estão com inscrições abertas. Clique no nome do curso para ver mais detalhes:

A saber, não importa sua idade ou a área de atuação que você vem. O que realmente faz diferença é o interesse pelos assuntos trabalhados nos cursos, a disposição para o diálogo e para as trocas com os professores e colegas. É assim que crescemos juntos.

Além disso, nossos cursos são ofertados nas modalidades de aulas remotas ou EAD, que permitem que pessoas de qualquer lugar do mundo participem. Basta ter acesso à internet.

Log In or Create an account